É difícil encontrar uma pessoa que não tenha tido dificuldades no início da carreira. Os desafios fazem parte da trajetória de quem quer garantir um futuro melhor e trabalhar com aquilo que ama. 

Com os desafios, os erros aparecem ao longo da jornada. Para muitos, o primeiro acontece na hora da escolha profissional, que necessita estar de acordo com o seu perfil e aptidões. 

Contudo, estes são passíveis de resolução de forma simples e prática. O momento de escolher uma profissão é um passo importante na vida de todos, já que as chances de sucesso dependem daquilo que você decide seguir. O que não significa que os erros apareçam somente  no início, por isso é preciso ficar atento  para atualizar-se e aumentar as chances diante das mudanças do mercado. 

Estamos falando do início; contudo, isso não quer dizer que erros podem acontecer apenas na época do primeiro emprego, por exemplo, já que um novo começo também é a possibilidade de renovar, atualizar-se e aumentar as oportunidades diante das mudanças do mercado.

Pensando nesses aspectos, separamos alguns erros comuns no início de carreira e como evitá-los. 

1. Não aprender com os erros

Parece uma frase clichê, mas o ensinamento é válido. Ao longo da carreira cometemos muitos deslizes, e é importante saber aproveitar o ensinamento de cada situação. De nada adianta evitá-los sem aprender algo com eles. 

Se durante uma entrevista, ou algum outro processo seletivo, você não se saiu tão bem quanto esperava, avalie o que aconteceu, para identificar o que não deu certo e não repetir essas ações quando tiver uma nova oportunidade de emprego. 

2. Não dar a devida importância ao networking

Hoje em dia é mais que um diferencial, se tornou uma necessidade ter um networking bem trabalhado. O network é uma forma de aumentar suas redes contatos com boas conexões e assim aumentar suas chances de conseguir um emprego.

Além disso, quando surgir uma promoção na empresa, quem usa bem o seu networking tem mais chances de ser indicado. 

3. Parar de investir na formação

Como já dito anteriormente, é necessário estar a par das atualizações do mercado de trabalho. Não é porque uma pessoa já possui uma graduação que esse vai ser um fator diferencial no mercado. É necessário ir bem mais além, e investir em novos conhecimentos, especialmente na área escolhida, através de: palestras;workshops; encontros de negócios; cursos de curta duração; cursos online.

4. Não levar em conta seus interesses pessoais

Sim, nosso perfil pessoal vai acabar interferindo em nossa vida profissional. Por isso, é necessário levar em consideração essa questão na hora de escolher uma carreira para seguir.  

Assim, fica mais fácil de acordo com seus gostos e pretensões, identificar com qual área você se identifica mais, tornando o caminho da escolha da profissão bem mais acessível, evitando que as frustrações apareçam logo por conta de uma escolha mal feita. 

5. Escolher a profissão por pressão dos familiares e amigos

A ideia que os interesses pessoais precisam ser levados em consideração se reforça em nossa última dica. A pressão pela escolha de uma profissão porque é o desejo dos pais e amigos, pode ser um caminho para o insucesso na carreira. 

A pergunta que sempre ouvimos na infância: “o que você quer ser quando crescer?”, faz com que muitos jovens, indecisos, escolham uma profissão de acordo com os ideais passados pelos pais ou amigos. É necessário encontrar uma profissão de que a pessoa goste, se sinta feliz, sinta prazer e não veja o trabalho de forma massiva, árdua e até mesmo chata ou entediante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *