Originário do norte da África, o cuscuz ganhou espaço em diversas cozinhas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, em especial na região Nordeste. O seu principal ingrediente é o milho. É uma excelente fonte de energia, já que contém carboidratos complexos, além de ser rico em vitaminas do complexo B e não contém glúten. 

Seu preparo é simples. Saboroso e muito nutritivo, essa iguaria também é bastante versátil, uma vez que pode acompanhar diversos ingredientes como ovo, carne, leite, coco. Tudo depende da preferência de quem vai comer. Pode ser consumio no café da manhã, almoço ou jantar.

Quanto às dietas, o cuscuz é indicado para substituir alimentos que são fontes de carboidratos, como o arroz, o pão, a tapioca e macarrão por exemplo.

Com tantas propriedades, o cuscuz oferece diversos benefícios para a saúde. Listamos 6 deles. 

1. Auxilia no ganho de massa magra

É um alimento altamente nutritivo e de baixas calorias. Uma xícara de grânulos contém 176 calorias, o que representa cerca de 8% do que é recomendado ingerir durante o dia.

O cuscuz contribui também para o ganho de massa magra, já que possui selênio que é um nutriente importante para o desenvolvimento dos músculos fornecendo energia para os treinos, mas desde que combinado com uma ingestão de proteínas como ovos, carne ou frango. 

2. Regula e acelera o metabolismo

A alta quantidade de proteínas ajuda na regulação do metabolismo já que são necessárias para a saúde dos músculos, ossos, unhas, cabelo e dentes. Além disso, o cuscuz possui alto teor de fibras, o que aumenta o gasto de energia durante a digestão e favorece o bom funcionamento do intestino. 

3. Melhora a saúde cardiovascular 

O milho é fonte de lipídios insaturados, principalmente ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-6, e de ácidos graxos monoinsaturados, que ao serem consumidos reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Além de ter alta concentração de proteínas e carboidratos complexos.

Próxima » 1 / 2
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *