Gestores de vendas e profissionais da área comercial demandam ferramentas de captação que otimizem seus processos. Assim como em tantos outros setores, a inteligência artificial chegou para transformar a forma como as empresas geram novos leads — deixando de ser uma aposta do futuro para se tornar um diferencial competitivo. Para extrair o melhor dessa tecnologia, é recomendável começar de forma gradual, testar, medir os resultados, construir confiança e analisar onde a IA pode gerar maior retorno sobre o investimento. Dados de 2023 da Ebit/Nielsen registram que empresas que utilizam a tecnologia possuem, em média, um crescimento de 15% nas vendas e aumento de 10% na satisfação do cliente

Os impactos também são significativos na segmentação e no enriquecimento de dados. Para Lorenzo Casoria, Head de Vendas Globais, enxergar a IA como um colaborador faz toda a diferença, uma vez que ela pode ser utilizada tanto como recurso quanto como agente autônomo. “A inteligência artificial permite personalizar conteúdos e abordagens de forma proativa e reativa, adaptando-se às mudanças de interesse e comportamento de maneira mais eficaz. Ao analisar o contexto de cada cliente, a IA pode atuar como um filtro inteligente na qualificação de leads, ajudando a entender necessidades, sugerir abordagens e aprimorar processos internos. Hoje, temos um caminho muito promissor para a área de vendas, mas o potencial ainda é pouco explorado pelos negócios”, aponta o especialista.

A fim de mostrar caminhos práticos para obter resultados concretos, o profissional elenca 3 formas de usar a IA para alavancar as vendas, automatizar processos e gerar insights assertivos. Confira:

  • Hiper Personalização em escala

Na era da economia da atenção, em que cada prospect é bombardeado diariamente por e-mails, ligações e anúncios, a hiper personalização deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Segundo o relatório CX Trends 2025, 68% dos consumidores afirmam que uma experiência personalizada tem impacto direto na decisão de compra de um produto. Não à toa, canais conversacionais como o WhatsApp fazem tanto sucesso no Brasil. A combinação desse canal com inteligência artificial permite acessar o histórico de comportamento do cliente para personalizar os contatos e criar uma relação mais próxima no atendimento, fator que pode se traduzir em mais vendas e fidelização.

Empresas podem implementar um “contato inteligente” para responder dúvidas, enviar materiais e captar informações básicas de forma autônoma, garantindo que o SDR (Sales Development Representative) atue apenas quando necessário — otimizando tempo e recursos. É importante destacar que, mesmo em interações automatizadas, o consentimento e a transparência são indispensáveis. Seguir as boas práticas da LGPD e assegurar uma base legal para os envios é essencial para oferecer uma experiência positiva ao prospect.

  • Gerar experiências criativas 

Muito se discute sobre o papel da inteligência artificial no campo criativo e sobre os limites dessa atuação. No entanto, ainda se reflete pouco sobre a combinação desses dois conceitos em diferentes mercados. Na área de vendas, por exemplo, unir criatividade e IA pode resultar em campanhas e experiências mais atrativas ao longo do processo de compra. É uma maneira eficaz de se destacar em meio a tantas interações, aumentando o engajamento, fortalecendo o relacionamento com o cliente e impulsionando as vendas.

“Um exemplo é o da Coca-Cola, que usou IA para criar uma campanha de ‘áudios mágicos’ no WhatsApp. O intuito da campanha era de premiar aqueles que conseguissem replicar, por meio das ondas sonoras de um áudio no WhatsApp, o formato/silhueta da garrafa de Coca-Cola. A ação gerou altíssimo engajamento e branding, com usuários enviando milhões de áudios em poucas semanas O sucesso da campanha mostra como a IA pode ser aplicada de forma criativa, proporcionando interações únicas, captando dados de forma consentida e fortalecendo o vínculo emocional com o público”, compartilha Lorenzo.

Para que esse tipo de iniciativa funcione, é fundamental contar com dados de qualidade, plataformas capazes de gerenciar fluxos conversacionais e uma equipe preparada para monitorar os resultados em tempo real. Quando a tecnologia se alia a uma boa estratégia de entretenimento, a marca se aproxima ainda mais dos consumidores e se destaca em um cenário altamente competitivo em que hiperpersonalização dita as regras do jogo.

  • Integrar tecnologias no atendimento 

Com o uso de diversos canais de comunicação, a integração torna-se mais do que necessária. Oferecer um atendimento 24/7, eficaz e independente do meio escolhido pelo cliente para se comunicar, é a chave para toda empresa que deseja se destacar. Os benefícios incluem padronização do atendimento, agilidade, acompanhamento do histórico de solicitações e facilidade na troca de informações.

Assim como o WhatsApp, a IA generativa nasce conversacional. Por isso a combinação dessas duas ferramentas cria uma experiência fluida para os consumidores, que podem interagir como e quando quiserem. Isso permite coletar informações relevantes, resultando em um atendimento único, mais próximo e valioso para a conversão de novos clientes.

Ajustar o processo de vendas a uma mentalidade conversacional, unindo experiência e tecnologia é fundamental para a automatização de processos. Isso permite personalizar, escalar e impulsionar vendas, além de fidelizar seu público e aumentar o ROI da empresa.  A tecnologia automatiza processos operacionais, mas a sensibilidade humana continua essencial para negociações, rapport e situações que exigem empatia e improviso.

Outro ponto de atenção é o impacto da IA na curva de aprendizado dos profissionais. Antes, um SDR sem experiência levava mais tempo para compreender o mercado e as principais objeções. Agora, a IA funciona como uma espécie de “mentor”, oferecendo insights valiosos, como os famosos “copilots”, acelerando o desenvolvimento de competências. 

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