Nesta semana, a apresentadora Angélica contou, numa entrevista, que sua mãe, dona Angelina, de 78 anos, pediu a ela um vibrador, da linha de sex toys que a filha famosa é sócia e divulga. E, a partir dessa revelação, surgiu a dúvida: afinal, mulheres após a menopausa e na terceira idade podem usar vibradores e outros brinquedos eróticos? É seguro? Há alguma contraindicação? É preciso tomar algum cuidado especial?

Segundo a Dra. Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, enquanto a mulher tiver vontade, sentir desejo, ela pode – e deve! – usar brinquedos eróticos e realizar suas fantasias. “É saudável para o corpo e a mente”, assegura a especialista.

A libido varia de pessoa para pessoa e é normal que algumas mulheres sintam mais ou menos desejo sexual que outras, desejando experimentar sensações diferentes. “A mulher precisa conhecer seu corpo, saber de onde vem seu prazer e sempre é possível descobrir novas zonas erógenas ou se excitar com novidades, em qualquer idade”, explica a médica.

É diferente na menopausa ou na terceira idade?

Na menopausa e com o passar dos anos, pela queda natural dos hormônios, a lubrificação vaginal se reduz e, assim, a região pode ficar mais sensível, com a pele mais fina e, em alguns casos, acontece até mesmo a atrofia muscular. Então, é importante que a mulher nunca deixe de consultar o ginecologista. “Nas consultas ginecológicas, fazemos o acompanhamento da mulher e verificamos a possibilidade de realizar procedimentos que melhorem a qualidade de vida dela. Isso pode incluir a reposição hormonal, por meio de implantes hormonais bioidênticos, ou a realização de terapia local com laser, que reduz consideravelmente a atrofia muscular e melhora a lubrificação íntima”, aconselha Dra. Mariana.

Mesmo sem essa lubrificação natural, a mulher pode ter desejo sexual. “O desejo sexual feminino tem uma série de componentes, especialmente os emocionais. Então, é cuidar do corpo e da mente, para uma vida plena. “Com a lubrificação em dia, o uso dos vibradores está liberado em qualquer idade, sem preconceito”.

Cuidado com alergias e produtos de baixa qualidade

Dra. Mariana Rosario também alerta para o surgimento de alergias ou uso de produtos de baixa qualidade. A região íntima é sensível a perfumes e géis, então, o ideal é utilizar óleo de coco puro, por exemplo, que é bem aceito pela vulva. Lubrificantes à base de água também podem ser usados com moderação. “O raciocínio é o mesmo: a pele é sensível, então, é mais sujeita a alergias. Se usarmos produtos com baixa qualidade ou cheio de química, teremos problemas”.

Com esse cuidado, a mulher pode tanto ter uma vida sexual mais longa e prazerosa quanto utilizar de brinquedos eróticos que lhe deem prazer – em todas as idades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *