Você sabia que menos de 15% das gravidas praticam 150 minutos semanais de atividade física moderada? 

Trago neste artigo um dado muito preocupante: Nas últimas décadas foi detectado um aumento nas taxas de complicações gestacionais; como por exemplo: diabetes, hipertensão, pré-eclâmpsia e bebês que nascem macrossomicos. Todas estas complicações, infelizmente estão relacionadas à obesidade. 

Mas tudo bem, eu te entendo! Quase todas as pessoas que te conhecem, dizem que você não pode fazer esforço algum, carregar pesos, precisa descansar o dia todo e etc e tal. 

O que dizem sobre o assunto? 

Um estudo realizado no ano de 2018, por um grupo de pesquisadores canadenses identificou redução nos riscos de todas as doenças relacionadas neste artigo; além de não ter sido notado aumento algum de partos prematuros, baixo peso ao nascer, aborto e mortalidade perinatal. 

Outra excelente descoberta deste estudo foi que quanto maior a realização de atividades físicas no decorrer das semanas, maiores são os benefícios. 

Foto: Divulgação

A foto que você vê desta grávida em meu artigo é de uma aluna minha que planejou muito bem sua gestação realizando exercícios físicos diários antes de engravidar, no segundo e terceiro trimestre da gravidez. 

Sabe qual o resultado? 

Ela quase não engordou, a bebe está perfeita, saudável e espera a chegada de sua filha através de um parto normal. 

O que você precisa saber antes de se exercitar: 

  • Realize atividade física ao menos três vezes por semana e alterne com dias de caminhadas com intensidade de leve a moderada; 
  • Procure fazer tanto exercícios de alongamento (como Yoga) quanto de resistência como a musculação; 
  • Alguns exercícios vão auxiliar você a não ter incontinência urinária como treinar os músculos do assoalho pélvico. 

Queridas leitoras, quero deixar muito claro aqui que algumas gestantes devem redobrar a atenção na hora de realizar atividades físicas! 

  • Converse com o seu ginecologista e veja se é permitido que você se exercite; 
  • Não exagere. Faz parte da gestação ganhar alguns quilinhos mesmo e fique tranquila, pois essa fase passa! 
  • Lembre-se que o mais importante é que tanto você, quanto seu bebe estejam bem e saudáveis. 
  • Não realize exercícios físicos durante a gestação sem a ajuda de um profissional credenciado ao CREF (Conselho Regional de Educação Física). 

Desejo uma excelente e inesquecível gestação!!! 

Grande abraço, 

Felipe Romero
Felipe é Educador Físico, Personal Trainer e Sócio Diretor na Romero Team Assessoria Esportiva. É Mestrando em Ciências da Saúde na UNIFESP desde 2020. Possui um know how de 20 anos de experiência na área. Atua em projetos sociais e seu principal lema é: Transformar Vidas através do Esporte. Possui vasta experiência na área de esportes, educação física, atuando com crianças e adultos, pessoas com comorbidades e especialista em reabilitação.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *