O fluido vaginal, também chamado de secreção, é uma característica comum de todas as mulheres em idade reprodutiva. Essa secreção é, na verdade, uma mistura de células da vagina e fluídos do aparelho reprodutor feminino, que juntos compõem a flora vaginal. 

Ao longo do ciclo, o fluxo vaginal sofre algumas alterações: durante a menstruação e logo após o término, a secreção é quase inexistente. À medida que a ovulação se aproxima, o corrimento apresenta um aspecto mais cremoso e esbranquiçado. Durante a ovulação, a secreção se assemelha à clara de ovo e fica com um aspecto claro e pegajoso. Na fase lútea, que ocorre após o término da ovulação, o muco se torna mais fibroso e pegajoso. 

Apesar de ser comum, ainda há muitos tabus envolvidos no assunto – você pode se incomodar com as secreções vaginais e recorrer aos absorventes ou protetores diários. Mariana Betio comenta que sujar a calcinha é completamente normal. “Calcinha foi feita para sujar e lavar, toda mulher tem a vagina úmida e toda mulher tem secreção”, ressalta.

“Muitas vezes a secreção está normal e não tem problema algum, mas a mulher se incomoda com o cheiro natural da vagina. Não há necessidade de usar absorventes. Caso a mulher tenha muita secreção, usar calcinha de algodão e trocar com frequência é o ideal”, acrescenta.

Além disso, Mariana chama a atenção para alterações no corrimento. “Se a secreção está com um odor muito forte e ruim, pode ser sinal de alguma infecção”, afirma. Neste caso, se houver dor, incômodo ou alterações na cor, cheiro ou espessura do corrimento, é importante procurar um especialista. Os sinais de alerta são: dor, ardência, coceira, cheiro forte ou cheiro de peixe, secreção amarelo-esverdeado, cinza, branca em pequenas placas como queijo cottage e sangramento na relação sexual ou fora do período menstrual.

Por ser um local úmido e quente, a vagina é propícia à muitas infecções. “Usar calcinhas de algodão, usar coletor ou disco menstrual, dormir sem calcinha, usar roupas mais leves, evitar tecidos sintéticos muito apertados e não usar protetor diário podem ajudar a manter uma vagina saudável”, completa Mariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *