O pompoarismo é uma técnica de exercícios que busca estimular a contração da vagina e do períneo durante o ato sexual, ou não, e que consiste na prática de movimentos de contração do órgão sexual, que podem ser feitos de forma livre ou utilizando alguns itens específicos.

O pompoarismo nasceu no sul da Índia, e foi se espalhando pelo mundo. Alguns anos depois, o ginecologista americano Dr. Arnold Henry Kegel para tratar, inicialmente, a incontinência urinária, ensinou o método para suas pacientes, que começaram a treinar a musculatura do assoalho pélvico, percebendo também os benefícios na sexualidade. 

Inicialmente, a recomendação é que a mulher utilize somente o próprio músculo, e assim que ele estiver mais fortalecido, introduza alguns objetos durante a técnica. A prática possibilita que a mulher seja mais consciente do controle sobre seu orgasmo. 

Dentre os benefícios do pompoarismo, podemos citar: 

  • melhora da elasticidade vaginal; 
  • alívio das cólicas menstruais; 
  • regula o ciclo e o fluxo menstrual;
  • evita e trata incontinência urinária;
  • possibilita que a mulher tenha orgasmos múltiplos;
  • melhora o desempenho sexual;
  • diminui os sintoma da menopausa;
  • estimula o autoconhecimento do corpo na hora do prazer. 

Como funciona: 

Antes de iniciar, o ideal é que a mulher seja orientada por um profissional. O exercício consiste em algumas etapas. A primeira é a contração, a mais simples é a de “segurar” o xixi, mas sem estar com a bexiga cheia. Contraia o músculo 10 vezes, descanse 15 segundos e faça mais duas vezes. 

Depois vem a respiração. É preciso respirar de forma correta para controlar melhor o tempo do exercício. O ideal é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. 

Como muitas mulheres sentem desconforto na hora da penetração, alguns acessórios ajudam durante o exercício. A prática se torna bem mais intensa à medida em que você vai conhecendo melhor seu corpo. Mas lembrando que no início o ideal é praticar o pompoarismo de forma livre. 

Os instrumentos mais usados no pompoarismo são: ben-wá, personal, colar tailandês, cone vaginal e vibradores. Os objetos nunca devem ser compartilhados e tem que ser muito bem higienizados.

Mesmo com tantos benefícios, o pompoarismo não deve ser praticado por qualquer pessoa. A recomendação é que mulheres gestantes, que fazem uso do DIU, que estão no período menstrual, com mioma, endometriose ou que estejam com alguma infecção ou inflamação, não o façam. Busque sempre a ajuda de um profissional para ver se pode praticar a técnica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *