O ciclo menstrual, fase tão característica e intrínseca na vida da mulher, se constitui por apresentar uma série de transformações no corpo feminino. Este período é muitas vezes acompanhado por sintomas como inchaço, mudanças de humor, cólicas e outros desconfortos que podem variar de uma pessoa para outra. Mas o que muitos não sabem é que a alimentação possui um importante papel durante essa fase. 

“É comum ouvir relatos de mulheres que enfrentam desequilíbrios durante os ciclos menstruais. Mas, a verdade é que o que consumimos durante esses dias pode evitar dores de cólicas e outros desconfortos”, explica a nutricionista Priscila Gontijo.

Alimentos ricos em ômega 3, como certos tipos de peixe, podem ser especialmente úteis na redução da inflamação. Vegetais de folhas verdes e frutas ricas em fibras, por sua vez, auxiliam no equilíbrio hormonal. No entanto, é igualmente importante evitar alimentos que podem piorar os sintomas. Alimentos processados, ricos em açúcares e cafeína, são conhecidos por exacerbar os desconfortos, tornando o período ainda mais complicado.

Priscila Gontijo aponta ainda que “investir em um regime alimentar balanceado pode ser mais do que uma forma de aliviar sintomas momentâneos, pode ser uma estratégia de longo prazo para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Essa abordagem nutricional pode preparar o terreno para um ambiente interno mais saudável, fornecendo ao corpo os nutrientes necessários para lidar com as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual e a menopausa”.

Além da alimentação, o uso de suplementos pode ser uma estratégia nutricional para aliviar os sintomas: “A alimentação e a suplementação podem trabalhar em conjunto para regular os hormônios e manter a saúde física e emocional durante os ciclos da mulher. Além dessa dupla, também é importante combinar atividade física regular e sono de qualidade para promover um bem-estar geral. Caso os sintomas persistam, é recomendável buscar orientação médica para um check-up mais aprofundado”, finaliza e recomenda a nutricionista Priscila Gontijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *