Apesar de ainda haver tabus sobre a atividade física na gestação, a prática é altamente recomendada e ajuda a evitar problemas de saúde graves, como pressão alta e a diabetes gestacional.

No Brasil, a prevalência de diabetes mellitus gestacional (DMG) é, de acordo com o Ministério da Saúde, de 7,6% – número considerado alto. Além disso, cerca de 20% das mulheres no país são consideradas obesas, o que aumenta as chances de desenvolverem uma gravidez de risco.

E mexer o corpo na gestação não faz bem somente à mãe. Por estimular a circulação sanguínea, os exercícios melhoram o transporte de nutrientes e oxigênio do organismo materno para o bebê, que se dá por meio da placenta e do cordão umbilical. A melhor oxigenação do cérebro pode trazer, inclusive, benefícios cognitivos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, no Canadá.

Já um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância produzida pela placenta após a prática de exercícios tem efeitos positivos sobre a saúde da criança, reduzindo as chances de desenvolver diabetes no futuro. Além disso, hormônios responsáveis pelo bem-estar, liberados durante a atividade física, também podem atravessar a barreira placentária e chegar até o bebê.

Toda grávida pode treinar?

No entanto, a prática regular de atividades físicas durante a gestação deve ser avaliada junto com o obstetra. “Os exercícios devem ser compatíveis com o quadro e a evolução da gravidez”, diz Carlos Moraes, ginecologista e obstetra, especialista em Perinatologia e em Infertilidade e Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia.

Segundo ele, o ideal é evitar esforço físico em gestantes com placenta prévia, pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, doenças cardíacas e pulmonares prévias e outras condições similares. “Nestes casos, o obstetra pode recomendar fisioterapia e outras atividades de baixíssimo impacto, embora o ideal seja o descanso e o foco na gestação”, afirma Carlos Moraes.

Confira os exercícios adequados para cada etapa da gestação

Após a avaliação com seu obstetra, busque um profissional especializado que faça o monitoramento dos seus exercícios. E para ajudar na escolha das modalidades ideais, do início ao fim da gravidez, o ginecologista e obstetra Carlos Moraes listou as principais opções:

No primeiro trimestre

Para a mulher que pratica atividade regular, é comum ter se exercitado normalmente nas primeiras semanas antes de descobrir a gravidez. Entretanto, uma vez que a gestação esteja confirmada, é hora de adaptar a rotina.

Para começar, o ideal são os alongamentos, sempre sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta. “Os alongamentos reduzem as chances de dores nas costas no decorrer da gravidez, ajudam a minimizar gases e prisão de ventre e fazem parte da preparação para o parto”.

Atividades como bicicleta, natação, pilates, corridas leves e até alguns exercícios na academia de musculação podem continuar a ser feitas com regularidade, ajustando apenas a intensidade.

“Já para as sedentárias, não é hora de pensar na atividade como meio de manter a forma ou perder peso. O foco dos exercícios físicos para gestantes deve ser as atividades mais leves e funcionais, de preferência, indicadas por especialistas”, adverte Carlos Moraes.

No segundo trimestre

Este período é considerado mais tranquilo, quando as náuseas e a fadiga do primeiro trimestre desaparecem ou diminuem. Mas, com o aumento de peso e a retenção de líquidos, alguns movimentos podem ficar mais difíceis, alterando o equilíbrio.

“As mudanças corporais somadas à nova percepção de equilíbrio acabam favorecendo quedas. Por isso, a dica é reduzir a intensidade de caminhadas e outros exercícios aeróbicos, e trocar a bicicleta comum pela ergométrica. A natação e a hidroginástica continuam sendo ótimas opções de exercícios físicos para grávidas. Isso porque a atividade na água reduz o impacto e é mais fácil medir a intensidade”.

Outra recomendação é iniciar práticas de fortalecimento do assoalho pélvico. “Feito com a orientação de uma fisioterapeuta especializada, o treinamento muscular do assoalho pélvico facilita o parto natural e pode reduzir as chances de lacerações perineais (ferimentos na região entre a vagina e o ânus que podem ocorrer durante o parto)”, explica o ginecologista e obstetra.

Além disso, os exercícios para o assoalho pélvico ajudam no controle do escape da urina, comum neste período devido à pressão crescente da placenta sobre a bexiga.

No terceiro trimestre

Nesta fase, costuma ser mais difícil manter alguma atividade física. Dores na lombar, nas pernas e nos joelhos se intensificam e até as náuseas que eram comuns no primeiro trimestre podem retornar. Essas e outras transformações podem desanimar a continuidade dos exercícios, fazendo com que a gestante interrompa a rotina. “Se ocorrer, não há problema algum. Depois do nascimento, você volta a se exercitar normalmente, dentro do seu tempo”.

Mas, se ainda houver disposição, vale apostar na hidroginástica e ioga, sempre com um profissional que tenha capacidade técnica para orientar gestantes. O treino muscular do assoalho pélvico pode continuar a ser feito. Nesta etapa, a grávida também pode iniciar a massagem perineal, que deve ser feita após orientações da fisioterapeuta.

“Na reta final, o ideal é dar uma pausa nos treinos e aproveitar o resto da gravidez com massagens, relaxamento e preparação psicológica para o parto”, finaliza Carlos Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *