Os olhos refletem todas as nossas expressões e cuidar desta região requer muita atenção e tratamento adequado, já que a pele neste local costuma ser mais fina e delicada, além de mais suscetível a aparição de manchas e marcas de expressão.

Essas manchas ao redor dos olhos costumam ser um grande incômodo para muitas pessoas, principalmente quando são  profundas ou marcadas, com o formato aparente. São vários os fatores que desencadeiam a aparição das mesmas, como cansaço, má alimentação, excesso de sal, dormir pouco, trabalhar demais e até a ingestão de álcool.

Para o Dr. Amilton Macedo, dermatologista que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos, afirma que é essencial prestar atenção nos detalhes da sua pele e tentar buscar o tratamento que mais se adeque ao seu caso, e o inverno é ideal para os tratamentos faciais, uma vez que com a diminuição nos raios solares os resultados do seu tratamento pode ter resultados mais eficazes.

Foto: Divulgação Getty Images/iStockphoto

“Realizando o tratamento no inverno conseguimos um efeito rejuvenescedor na pele do paciente, existe uma produção mais rápida de colágeno e uma diminuição de manchas, além de ajudar na hidratação da pele que  neste período tende a ficar mais ressecada”, conta Dr.  Amilton Macedo.

“As olheiras são manchas escuras localizadas nas pálpebras e embaixo dos olhos. Elas podem surgir através da genética ou de fatores adquiridos ao longo da vida”, explica o especialista.  É sempre importante analisar e até mudar um pouco sua rotina no intuito de melhorar essas indesejáveis manchinhas, mas para isso é necessário conhecer o tipo de olheira que você possui e tratá-la da melhor forma. 

Entenda melhor a diferença e seus tratamentos: 

Pigmentada

As olheiras nesses casos são da cor marrom e desenvolvidas através do pigmento da pele. Elas podem ser causadas por hereditariedade ou por alergias, o tratamento deste tipo de olheira é realizado através de laser ou com peelings químicos. 

Vascular

As vasculares são causadas pelo aumento de vasos sanguíneos ou depósito de hemossiderina. Elas costumam ser avermelhadas, azuladas ou arroxeadas e seu tratamento, feito por meio de luz pulsada.

Estrutural

Ocorre quando a pele da região está muito fina e conseguimos ver por transparência as veias ao redor dos olhos, deixando uma aparência de olhos profundos. O tratamento neste caso é realizado através de preenchimentos a base de ácido hialurônico, com skinbooster  ou ulthera. Vale ressaltar que a combinação de todos os tratamentos também é uma opção para os casos mais evidentes e incômodos.

Mista

É a mistura de todas as olheiras que vimos, sendo o tipo mais comum em mulheres e homens. Nesse caso, é recomendado além de utilizar os tratamentos que citamos, a utilização de Laser fracionado, e fazendo a utilização de medicamentos recomendados pelo seu dermatologista. 

“Em casa é importante ter hábitos de vida saudável como alimentação saudável, prática de exercício físico, não fumar e dormir bem. Sempre use cremes para a região dos olhos, mesmo que seja para prevenir o aparecimento das olheiras. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam muito, já que melhoram a drenagem linfática da região e consequentemente o aspecto de cansaço”, indica Dr. Amilton. 

O dermatologista reforça que os tratamentos podem amenizar as olheiras, mas não fazem com que elas sumam por completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *