Sinônimo de incômodo para muitos, as varizes são veias dilatadas e deformadas, em detrimento do adoecimento dos vasos, que surgem na extensão das pernas e podem causar dor e inchaço. 

O sangue do nosso corpo é transportado pelas artérias, que levam o sangue rico em oxigênio para o resto do corpo, e veias que trazem o sangue de volta para o pulmão para que ele possa receber oxigênio novamente. 

As veias das pernas possuem válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam de forma eficiente, e o sangue que deveria subir, retorna para baixo e se acumula com o sangue novo que está tentando subir, provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

As mulheres correm mais risco de serem acometidas com a doença, devido a presença de alguns hormônios, como a progesterona, que causam dilatação das veias e favorecem a incompetência valvular.

Dentre os principais fatores de riscos, podemos citar: 

  • Idade: as varizes surgem a partir dos 30 anos e vão ficando mais comuns com o envelhecimento. 
  • Histórico familiar: a presença de varizes costuma ser uma tendência familiar, tendo em vista que um componente genético facilita o aparecimento em outras pessoas da família.
  • Obesidade: quanto mais pesados, maior a pressão sobre as veias.
  • Tabagismo: O cigarro agride a parede dos vasos, tornando-os doentes
  • Gravidez: a grande quantidade de hormônios, associado a um maior volume de sangue circulante e a compressão das veias intra-abdominais por um útero cada vez maior, favorecem o surgimento das varizes.
  • Sedentarismo: O ato de andar diminui o represamento do sangue dentro das veias.
  • Ficar em pé por longos períodos: Isso dificulta o retorno venoso e facilitando o aparecimento de varizes.
  • Ficar várias horas sentado com as pernas dobradas: O sangue precisa vencer a gravidade para subir, mas como os vasos não estão retificados como na posição em pé, se configura um trajeto todo tortuoso.
  • Pílulas anticoncepcionais.

Prevenção

Assim que as varizes aparecerem é importante procurar um médico especialista, além de adotar novos hábitos. É importante parar de fumar, praticar exercícios, evitar ficar longos períodos em pé ou sentado, ter uma alimentação balanceada.  Para as mulheres, o ideal é procurar outros métodos contraceptivos que não as pílulas anticoncepcionais. 

Tratamentos

O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas com laser, espuma, glicose ou nos casos mais graves, cirurgia, recomendadas pelo médico de acordo com cada caso.  Se já existem sinais de varizes, o uso de meias compressivas ajuda bastante, elas devem ser usadas durante todo o dia, principalmente nas horas em que se fica muito tempo em pé. Mas é importante a orientação de um angiologista ou cirurgião vascular na hora de escolher as meias mais adequadas.

Ficar deitado com as pernas levantadas por 30 minutos, três ou quatro vezes por dia, também ajuda. Alguns medicamentos, também podem ser prescritos e usados geralmente em conjunto às outras medidas citadas.

Tratamento com laser

Também chamado de escleroterapia a laser, é muito eficaz para tratar vasos pequenos e médios. Não é um procedimento invasivo e garante bons resultados. Após o procedimento, evite se expor ao sol. 

Tratamento com espuma

Este tratamento é eficaz para varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos e para as microvarizes. A mistura de gás carbônico com um líquido, é aplicada diretamente nas varizes, fechando a veia. É recomendável usar meias elásticas de compressão após o procedimento.

Cirurgias

Geralmente são indicadas para os casos mais graves, com varizes mais grossas e sintomas mais complicados. Dentre as opções existem: Escleroterapia para varizes; Ablação por cateteres das varizes; Cirurgias com laser; Retirada cirúrgica da veia varicosa.

Em caso de sintomas, não deixe de procurar um especialista para que seu caso seja analisado e o melhor tratamento seja recomendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *