Um trio de pesquisadoras da Universidade do Estado de Oregon e Universidade Monmouth (EUA) conduziram experimentos com gatos, e descobriram que eles parecem gostar de humanos muito mais do que deixam transparecer. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Behavioural Processes.

Gatos têm a reputação de ser independentes e distantes, e muitas pessoas que não gostam dos felinos dizem que eles só se permitiram ser domesticados em troca da comida fácil. A verdade, porém, é que eles gostam mais de seus donos do que a reputação sugere. Eles são apenas mal compreendidos.

Os pesquisadores testaram reações de dois grupos de 19 gatos adultos cada, sendo que um grupo era de animais que vivem com pessoas e animais que vivem em abrigos. Os animais foram isolados por duas horas e meia e depois apresentados a itens de quatro categorias: alimento, aromas, brinquedos e interação humana.

O grau de preferência por qualquer dos estímulos foi determinado pela primeira escolha do gato e pelo período de tempo em que ele passou interagindo com o objeto ou pessoa. A conclusão é que há grandes variantes entre gatos, independente se são gatos que vivem em casas ou em abrigos. Mesmo assim, o estímulo que foi mais escolhido pelos animais foi a interação com os donos. É isso mesmo, os gatos escolheram pessoas antes de comida.

Eles gastaram cerca de 65% do tempo em que foram observados interagindo com as pessoas. Isso mostra que eles gostam de estar por perto de seus donos, independente da forma com que se comportam.


Hypescience

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *