Fazer promessas para um ano que se inicia é uma das tradições mais comuns de Réveillon, mas tirá-las do papel é um desafio que, quando não cumprido, deixa a sensação de fracasso.  Por outro lado, os poderes da mente humana são vastos e variados, o que nos possibilita aprender, se adaptar, pensar e até mesmo impactar de maneira positiva ou negativa as nossas emoções, comportamentos e até mesmo nossa saúde. Sendo assim, é preciso treinar a mente para, dessa forma, alcançar tudo que almejamos, segundo a especialista em desenvolvimento humano e pessoal, Gisele Hedler.

Para a especialista, para mudar a realidade, é preciso começar mudando as palavras proferidas e os nossos pensamentos. “Tudo o que expressamos, seja em palavras ou pensamentos, tem um efeito dominó em nossa saúde, relacionamentos e carreira. Imagine que cada célula do seu corpo tem ouvidos, pronta para replicar e responder a cada comando que a sua mente dá através das suas palavras”.

Primeiramente, para alcançar nossas metas de ano novo, é preciso ter sempre um pensamento positivo. “Nosso corpo apenas responde o que a nossa mente manda. Por isso, precisamos que a nossa mente seja nossa serva. Então, acreditar em pensamentos positivos e cultivar uma mentalidade otimista gera um impacto positivo na qualidade de vida e na capacidade que temos de superar desafios”, comenta Gisele.

É preciso também ter a capacidade de criar imagens mentais claras e positivas do que se deseja alcançar. A visualização criativa é frequentemente usada em práticas como a visualização para o sucesso pessoal e profissional. “Ao se imaginar vivamente alcançando metas e visualizar as etapas necessárias para atingi-las, você está essencialmente programando sua mente para trabalhar em direção à realização desses objetivos. Essa prática não apenas cria uma imagem mental clara do sucesso, mas também estabelece um caminho tangível para seguir, capacitando sua mente a se engajar proativamente na concretização dessas aspirações”, relata a especialista.

O foco e a atenção plena talvez seja a etapa mais importante do processo. Isso porque a mente pode concentrar-se em uma tarefa específica, melhorando a eficiência e a produtividade. Já a atenção plena, ou mindfulness, nos permite estar totalmente presente e consciente de nossos pensamentos, sensações físicas e do ambiente ao seu redor. “Essa abordagem possibilita que você se concentre no momento presente, sem se deixar distrair por preocupações com o futuro ou o passado, contribuindo para a redução de padrões de pensamento negativos”, explica.

A mente tem a capacidade de controlar impulsos, adiar a gratificação e lidar com adversidades. Por isso, o autocontrole contribui para o desenvolvimento da resiliência emocional e nos ajuda a aceitar nossos erros. “Visualizar os fracassos como oportunidades de crescimento e aprendizado é fundamental. Cada erro cometido serve como um sinal ao nosso cérebro, indicando a necessidade de ajustes para alcançar o sucesso. Esse feedback resulta em um aumento significativo de foco e alerta, proporcionando uma valiosa oportunidade para aprimorar e fazer melhor da próxima vez. Em vez de encarar os fracassos como obstáculos, eles se transformam em trampolins para o desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento contínuo”, comenta a especialista.

Por fim, Gisele relembra que alcançar objetivos muitas vezes é um processo contínuo, e ajustes podem ser necessários ao longo do caminho. Cultivar uma mentalidade positiva e estar comprometido com o processo são elementos essenciais para o sucesso a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *