Quando falamos em relacionamento abusivo, na maioria das vezes o nosso pensamento é voltado para a ideia do abuso praticado por homens contra as mulheres. No entanto, a relação inversa também ocorre, e é importante entender que as mulheres podem ser abusivas e tóxicas, tanto quanto os homens, ainda que não se fale sobre isso.

De acordo com a psiquiatra e psicoterapeuta Aline Machado, relacionamento abusivo nos remete a ideia de que é uma relação com atos de violência física, geralmente de um homem contra uma mulher. No entanto, o abuso não se configura apenas como físico, já que abusos emocionais e psicológicos também são formas de violência, e afetam negativamente a curto, médio e longo prazo a vida das pessoas. E essas ações não necessariamente são desencadeadas apenas por homens.

Muitas pessoas já me questionaram se o abusador também pode ser mulher. Sim. Existem muitas mulheres abusivas, existem mulheres tóxicas. Existem mulheres que transformam a vida de seus namorados ou maridos em verdadeiros infernos”, comenta. 

O que é uma pessoa abusiva?

Segundo a especialista, trata-se daquela pessoa que, de início, se mostra gentil, amável e sedutora, mas que com o passar do tempo revela-se altamente controladora, fria e intolerante, podendo inclusive ter um comportamento imprevisível e violento. É o tipo de pessoa que faz com que a sua “vítima” se sinta culpada ou merecedora de todo o sofrimento.

A pessoa abusiva vai afastar a sua vítima dos familiares e amigos, controlando os seus passos e fazendo ameaças, dificultando qualquer pedido de ajuda e, geralmente, faz isso usando de manipulação emocional, obtendo assim controle e poder sobre a outra pessoa”, explica.

O abusador vai afetar a pessoa com violência física, emocional ou psicológica, mas na maioria dos casos a vítima sofre essas três formas de abuso.

Aline Machado cita algumas características: 

  • Ofensas: o agressor faz ofensas constantes disfarçadas de piadas ou de brincadeiras;
  • Controle: o agressor busca controlar os passos da outra pessoa e tira a sua liberdade;
  • Promessas vazias: Depois da agressão, o agressor pede perdão prometendo que vai mudar.

E afinal, o que é uma pessoa tóxica?

Ainda de acordo com a psiquiatra, uma pessoa tóxica é aquela que, num relacionamento, faz com que a outra pessoa se sinta mal, não deixando espaço para ela crescer pessoalmente. Não necessariamente essas atitudes são percebidas apenas em relações amorosas, mas podem ser identificadas em relação familiar ou de amizade.

Seja na vida social ou profissional, a pessoa tóxica vai agir apenas na esfera psicológica. Em boa parte dos casos, a pessoa tóxica não tem consciência da sua atitude.

Muitas vezes ela não tem intenção de machucar ou ferir a outra pessoa, não faz por maldade, mas geralmente faz porque é ou está infeliz. É aquela pessoa que faz críticas e julgamentos em excesso, reclama de tudo e de todos. Esse comportamento faz com que o agressor acabe “vampirizando” a energia das outras pessoas, sugando suas forças”, explica.

Algumas das características do relacionamento tóxico:

  • Vitimista: é aquela pessoa que se faz de vítima culpando as outras pessoas e situações por seus próprios erros e dificuldades; elas não se responsabilizam por seus atos;
  • Ciúmes e Cobranças excessivas : isso faz com que o agressor limite a liberdade da outra pessoa;
  • Acusação: o agressor tem costume de relembrar os erros cometidos pela outra pessoa a todo instante, seja para manipular, controlar, para ridicularizar ou fazer a outra pessoa se sentir culpada.

Dra Aline Machado explica que já teve pacientes com quadros de depressão e pensamentos suicidas, por viver em uma relação tóxica com atitudes desencadeadas pela mulher.  

Eu já tive um paciente que quando ele estava no trabalho a sua mulher ligava várias vezes por dia, se ele não atendesse imediatamente ela já ficava desconfiada, achando que estava sendo traída. Ela também exigiu as senhas do celular e das redes sociais dele, ela não o deixava sair sozinho, sempre desconfiando de tudo. Essa mulher tirou tanto a liberdade desse homem que ele acabou adoecendo, desenvolvendo um quadro depressivo e ansioso”, contou. 

Assim como ela, existem outras mulheres na mesma situação. Inclusive, há mulheres abusivas e tóxicas em relacionamentos homoafetivos também. Não é exclusividade do homem ser abusivo”, explica a especialista.

Aline conta ainda que em alguns casos a agressão física também acontece tendo a mulher como agressora. E cita que uma outra situação recorrente é quando, em uma separação, a mãe distorce a imagem do pai para colocar os filhos contra ele como um ato de vingança (alienação parental).

Para a especialista, o problema também precisa ser entendido na sua raiz, para ser tratado na sua origem. “Geralmente esse tipo de situação acontece porque essa mulher é muito insegura e possui uma autoestima muito baixa a ponto de achar que será trocada a qualquer momento”, cita.

A psiquiatra continua: “ a origem da situação abusiva, pelo abusador, pode ter relação com a baixa autoestima, com uma insegurança muito grande e falta de confiança no companheiro ou na companheira. Essas pessoas precisam procurar ajuda médica, seja um psiquiatra ou psicólogo, e com o tratamento adequado elas poderão ter uma vida afetiva mais saudável”.

Aline fala da importância de procurar um especialista para tratar do problema. “Da mesma forma, as pessoas que são vítimas dessas agressões e que já adoeceram, ou seja, que já desenvolveram algum quadro depressivo ou de ansiedade, também precisam de ajuda médica para uma avaliação e, se necessário, um tratamento adequado“, finaliza a especialista.

9 comentários para “ Saiba se você é uma mulher tóxica e abusiva ”
  1. Boa noite !
    Acabei de ler esta matéria e me vir sendo analisado e mostrado sem se quer ter estado aí,pois vivo ou melhor Vivi uma relação assim, uma mulher , formada e psicóloga, ela me manipoliza, fala de mim para minha filha sendo que ela n é a mãe..emconto- me eu um quadro depressivo,ela naga tudo que faz me.acusa de tudo, me deixa sem respostas e é extremamente feia e individualista, vivendo isso tudo no momento, acabei de ver está pessoa aqui ,assim com a mim…

  2. Já fui traído varias vezes, deixei meu sonho por causa dela e ela ainda faz de tudo pra acabar comigo. Me machuca fisicamente, machuca a ela própria e depois ainda chama a polícia e diz que eu que a agredi. Quase fui preso por isso. Ela já faz tratamento psicológico e toma remédio controlado para bipolaridade e depressao mas junto enche a cara de álcool e é nessas que ela acaba se transformando. Não sei mais oque faço da minha vida, não tenho motivos pra continuar vivo.

    1. Eu tô vivendo o mesmo. Não tenho nem vontade de descrever porque tô tão cansado que só recapitular tudo que tô vivendo me deixa numa bad infinita. Ao mesmo que tempo que gosto dela, gostaria de me livrar, porém com dois filhos, tenho medo de perder o contato e deixar que ela crie eles, e ela não tem estabilidade financeira e emocional pra isso. Pai dela se matou, mãe tem 4 filhos de 4 pessoas diferentes. Não se falam. Família dela nunca visita, não ajuda em nada e eu ganho 5 mil por mês e vejo o dinheiro sumir.

  3. Meu nome é Bruno .
    Te no 2 filhos e uma entiada .
    Minha esposa se encaixa em tudo isso .
    Eu já pensei e me matar, depois pensei no divórcio mas amo meus filhos , e agora penso em conquistar liberdade financeira pois deixei de trabalhar para cuidar dos meus filhos e ajudar ela com a profissão dela . Sou gestor de Tráfego e anúncio imóveis para ela faz um ano mas sou casado a 9 anos e esse 9 anos foram sempre dessa forma . Eu achava que a culpa era 100% minha por ser homem e etc . Mas com o tempo descobri que não.
    Perdi minha alegria , meu jeito alegre e descontraído mas se Deus quiser vou recuperar

  4. Bom dia! Tive um relacionamento com uma mulher toxica em tudo, ciumes possessivos, me controlava em tudo, meu relacionamento com minha família ( pai, mãe, irmãos, parantes, amigos), trabalho. Na ultima discussão me jogou álcool e me ateou fogo com minha filha no colo. fiquei dois dias internado na UTI, mas graças a Deus me recuperei. Não se contentando com isso, me acusou de abuso sexual contra as minha filhas TENTANDO SE PASSAR POR VITIMA. Está colocando as minhas filhas contra mim, manipuladora das pessoas. Minha ex é muita toxica

    1. Boa noite , vivi 26 anos em um relacionamento onde tudo o que ele fazia, ele sempre se enaltecida.numca foi capaz de fazer algo elogio a minha pessoa,eu sempre trabalhei com ele , sempre fui parceira ,até mesmo serviço de homem eu fazia. detalhes ele é alcoólatra do tipo de todas as vezes que tiamos desculçoēs, ele jogava tudo minha cara , sobre ,a infância difícil que tive o pai alcoólatra tbm e mãe c problemas psiquiátrico.tudo o que temos foi construído juntos , mesmo assim ele acha que é mérito só dele
      .mas

  5. Olá!
    Apesar de esta página ser voltada para o público feminino, esse assunto interessa bastante aos homens, especialmente àqueles que sofrem com parceiras controladoras/ciumentas/abusivas. É o meu caso.
    Estou em um relacionamento conturbado com minha parceira. As discussões e desgastes são frequentes. Ela acha que estou tendo intimidade demais com outras mulheres, me encontrando com elas ou enviando mensagens irreverentes para as mesmas, e por isso desconfia dos meus atos. Mesmo eu afirmando enfaticamente que não estou fazendo essas coisas (que ela considera traição SIM), ela muitas vezes não acredita no que digo. Já aconteceu várias vezes de eu levantar o tom de voz com ela. Quando ela me liga, e eu não atendo imediatamente, já fica desconfiada. É um estresse, porque não foi de propósito que eu não atendi. Foi porque estava em reunião no trabalho, ou dirigindo, ou tomando banho, ou o telefone ficou em outro cômodo da casa e eu não escutara tocar. Inclusive, ela tem acesso ao meu celular, meu Whatsapp, minhas redes sociais, minhas pesquisas no Google e até a minha galeria de fotos. Tive de cortar contato com pessoas das quais ela desconfiava, deixei de participar de eventos e excursões com amigos por causa das crises dela. Nem sair sozinho eu posso, a não ser para o meu trabalho ou terapia. Para ela, não tem essa de “privacidade”, ou seja, a vida tem que ser um “livro aberto”. Houve muito desgaste nestes dois anos de relacionamento, lágrimas foram derramadas, sigo com a autoestima baixa. Isso tem me gerado ansiedade, que por sua vez, me leva a outros distúrbios, como alimentares. Acabo comendo porcarias fora de hora, coisas não saudáveis. Em dois anos, engordei pouco mais de 20 quilos. Preciso cuidar da minha saúde. E a hora é agora, pois amanhã poderá ser tarde demais.
    Penso seriamente em romper esse círculo vicioso, terminando o relacionamento, que tem me deixado mais aborrecido do que feliz.

  6. Nunca tinha visitado esse lado. Estou realmente impressionada. Conclusão : pessoas ruins ou doentes não tem gênero. Fiz essa pesquisa pra vê se sou abusiva com meu marido, ou se só me defendo, pôs me sinto constantemente abusada e humilhada. Percebi que não sou graças a Deus. Pôs sei que é difícil nos olharmos e nos julgarmos como fazemos como outro. Lamento muito por todos e por existirem pessoas tão cruéis e sem noção assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *