Estamos naquele momento do ano onde repensamos a vida, renovamos esperanças e buscamos estabelecer metas para o próximo ciclo. É o final do ano.

Quando falamos de trabalho, muitas relações mudaram ao longo dos últimos anos, fazendo com que funcionários buscassem novas formas de trabalho, e muitos deles não desejam retomar ao antigo modelo de ir ao escritório cinco dias por semana. 

Funcionários buscam flexibilidade, qualidade de vida, menos horas no trânsito, mas há algo mais, o trabalho remoto ajuda mulheres na fase da menopausa.

Uma pesquisa efetuada pela clínica de fertilização norte-americana Carrot Fertility, com 1000 mulheres na menopausa, revelou que 79% descrevem o trabalho como desafiador nesta fase. E quando perguntadas sobre qual década de idade é a mais desafiadora para estar no local de trabalho, elas classificaram seus 50 anos como o número um, bem à frente dos 20 anos, em segundo lugar.

Como a empresa pode apoiar mulheres na fase da menopausa

O Brasil é um país de dimensões continentais, onde cerca de 8,5 milhões são PMEs, ou seja, 99% de todas as empresas do país, que em sua maioria estão preocupadas com manter-se no mercado, e que não conseguem ampliar políticas básicas, quanto mais as ligadas a menopausa.

Se você tem uma empresa, grande ou pequena, que tal refletir sobre quais políticas estão ao seu alcance para facilitar a vida das mulheres nesta etapa de vida?

O trabalho remoto é uma política factível para muitas empresas. Ele dá a mulher a chance de salvar horas de seu dia que seriam perdidas no trânsito, o que pode ajudá-la a dormir mais cedo e recuperar uma noite de sono mal dormida. Ou ainda, possibilitar banhos durante o dia, entre uma tarefa e outra, quando as ondas de calor forem maiores. E adicionalmente, permitir que ela esteja num ambiente menos conflituoso quando as alterações de humor forem intensas. A mulher assim se sentirá completa, continuará sua rotina de trabalho, mas poderá aliviar seu dia.

Voltando a pesquisa da empresa americana, talvez estes dados possam inspirar-lhe. A maioria das mulheres entrevistadas apontou quais benefícios elas valorizariam durante a menopausa:

  • assistência médica e apoio (88%)
  • aconselhamento e terapia (79%)
  • grupos de apoio (69%)
  • orientação na menopausa (66%)
  • salas de escritório para menopausa para controlar seus sintomas (58%)

Convenhamos, a última é difícil de executar para a maioria das empresas brasileiras, mas, e se, ao negociar a assistência médica, você busque um seguro saúde que ofereça palestras gratuitas sobre temas de saúde para seus funcionários? Poderia ser um programa com reuniões online, sobre temas relacionados a saúde, onde a menopausa naturalmente seria um deles. Isso pode ser factível certo?

E para você, funcionária da empresa, empresária ou dona de casa, procure sempre a ajuda de um médico para entender e minimizar os sintomas. Para mulheres em início de ciclo, pequenos ajustes na alimentação e o aumento da carga de exercícios podem fazer uma diferença enorme em sua  qualidade de vida.

Vamos em frente sempre! 

Se você tem interesse no tema trabalho remoto, que tal dar uma olhada nos artigos que escrevemos sobre o tema:

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *