Chegando o final do ano as empresas têm buscado formas de reunir seus funcionários para reavivar o espírito de equipe bastante golpeado pelas políticas sanitárias.
Há alguns dias, a consultoria mundial Robert Half perguntou no LinkedIn onde os profissionais gostariam que fosse a festa de fim de ano de sua empresa. Os resultados foram: 62% preferem a festa fora do escritório, 03% celebração virtual/híbrida, 06% confraternização no escritório e 29% preferem reverter os fundos em ações sociais.
Um destaque, funcionários acreditam que as ações sociais devem ser parte do dia a dia da empresa, e que a festa de funcionários é algo distinto. De fato, esta opinião tem respaldo na realidade.
Mas vale tudo na festa da empresa?
Não. A festa da empresa é um momento fantástico de celebração, mas não vale tudo. Tem código de conduta, como tudo no mundo dos negócios, e na vida pessoal também.
Assim, vão aqui alguns pontos para você observar sobre confraternizações da empesa:
⦁ Participe: ainda que você não goste de festas, música alta ou algo do gênero, apareça e cumprimente as pessoas, tome um drink, ou não, fique um pouco.
⦁ Aja profissionalmente: dance, converse e divirta-se, mas lembre-se, a bebida está lá para trazer um momento de alegria. E a alegria, no ambiente de trabalho, tem limite.
⦁ Vista-se adequadamente: se a festa não pedir, não é necessário estar de terno, gravata, vestido de gala, mas evite peças chamativas. Caso não seja uma festa formal, busque referências na internet sobre “business casual”, esta é a vestimenta adequada.
⦁ Socialize: converse com quem você nunca teve oportunidade ou troque ideias com pessoas novas, mesmo que seja um olá. Se você for um influencer, apresente, una e conecte pessoas.
⦁ Familiares e parceiros: a menos que a regra da festa permita levar acompanhantes, você deve ir sozinho, a festa é um momento para os funcionários da empresa.
⦁ Reserve-se: se pintar um clima com o colega de trabalho, e for apenas curtição, deixem o local da festa e curtam, mas evite pegação naquele ambiente.
⦁ Divirta-se: desfrute sua festa e pratique a gratidão pelo que sua empresa pôde proporcionar, o momento foi possível com o esforço de cada um.
O trabalho dignifica o homem. Não vivemos para trabalhar, mas é através dele que alcançamos o que desejamos. Respeitar o ambiente, ainda que com críticas e sugestões de melhoria, é a atitude de profissionais responsáveis e conscientes.
Vamos em frente sempre!
CONTINUE LENDO →