Chegando o final do ano as empresas têm buscado formas de reunir seus funcionários para reavivar o espírito de equipe bastante golpeado pelas políticas sanitárias.

Há alguns dias, a consultoria mundial Robert Half perguntou no LinkedIn onde os profissionais gostariam que fosse a festa de fim de ano de sua empresa. Os resultados foram: 62% preferem a festa fora do escritório, 03% celebração virtual/híbrida, 06% confraternização no escritório e 29% preferem reverter os fundos em ações sociais.

Um destaque, funcionários acreditam que as ações sociais devem ser parte do dia a dia da empresa, e que a festa de funcionários é algo distinto. De fato, esta opinião tem respaldo na realidade.

Mas vale tudo na festa da empresa?

Não. A festa da empresa é um momento fantástico de celebração, mas não vale tudo. Tem código de conduta, como tudo no mundo dos negócios, e na vida pessoal também.

Assim, vão aqui alguns pontos para você observar sobre confraternizações da empesa:

⦁ Participe: ainda que você não goste de festas, música alta ou algo do gênero, apareça e cumprimente as pessoas, tome um drink, ou não, fique um pouco.

⦁ Aja profissionalmente: dance, converse e divirta-se, mas lembre-se, a bebida está lá para trazer um momento de alegria. E a alegria, no ambiente de trabalho, tem limite.

⦁ Vista-se adequadamente: se a festa não pedir, não é necessário estar de terno, gravata, vestido de gala, mas evite peças chamativas. Caso não seja uma festa formal, busque referências na internet sobre “business casual”, esta é a vestimenta adequada.

⦁ Socialize: converse com quem você nunca teve oportunidade ou troque ideias com pessoas novas, mesmo que seja um olá. Se você for um influencer, apresente, una e conecte pessoas.

⦁ Familiares e parceiros: a menos que a regra da festa permita levar acompanhantes, você deve ir sozinho, a festa é um momento para os funcionários da empresa.

⦁ Reserve-se: se pintar um clima com o colega de trabalho, e for apenas curtição, deixem o local da festa e curtam, mas evite pegação naquele ambiente.

⦁ Divirta-se: desfrute sua festa e pratique a gratidão pelo que sua empresa pôde proporcionar, o momento foi possível com o esforço de cada um.

O trabalho dignifica o homem. Não vivemos para trabalhar, mas é através dele que alcançamos o que desejamos. Respeitar o ambiente, ainda que com críticas e sugestões de melhoria, é a atitude de profissionais responsáveis e conscientes.

Vamos em frente sempre! 

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *