Os dias quentes não têm dado trégua e a desidratação é um dos principais perigos que afetam a saúde durante o verão. Para reverter o quadro, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada revela algumas dicas simples, naturais e práticas de serem seguidas.

Em condições normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina e fezes. Portanto, é necessária a reposição diária de 2 litros de água, considerando que toda a água ingerida pura ou na composição dos alimentos, tanto líquidos quanto sólidos. “Essa perda pelo organismo é muito maior nos dias de altas temperaturas e é preciso encontrar maneiras variadas de fazer essa reposição”, avisa o especialista.
 

Ao contrário do que muita gente pensa, Jamar avisa que não são apenas os líquidos que hidratam o organismo, já que o corpo pede sais minerais para se refazer do calorão. “Nas perdas provocadas pelo suor, além da água, perdem-se também sais minerais — principalmente o sódio que precisa ser reposto. Quando as perdas de água se tornam maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, que pode até ser fatal, já que a água é essencial em todos os processos metabólicos vitais para o organismo”.
 

E nesse ‘salve-se quem puder’ dos termômetros lá em cima, Jamar deixa algumas dicas de como fazer adequadamente essa reposição:

  1. Água: Além de ser um primordial hidrante do corpo, a água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.
  2. Água de Coco: Considerada um isotônico natural, é rica em sais minerais e nutrientes – cada 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C.
  3. Melancia: Além de pouco calórica, a melancia é diurética, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares por ser composta por 90% de água, vitamina C, carboidratos e potássio.
  4. Bebidas Isotônicas: As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar o desempenho esportivo. Mas, devem ser uma opção para os praticantes de atividade física.
  5. Chás Gelados: Em especial o chá-verde que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura. Hibiscos, salsinha e hortelã também podem entrar na lista. Vale só evitar as opções com cafeína, como o chá-preto e o chá-mate devem ser evitadas, pois causam a desidratação.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *