Quando pensamos em perda de peso, uma das primeiras coisas que tentamos evitar é o consumo de carboidratos, como o pão. Mas, a jornada para a eliminar os quilos extras e a adesão a um estilo de vida mais saudável não precisa ser restritiva. Dá para emagrecer consumindo, de forma moderada, os alimentos que, normalmente, compõem o café da manhã brasileiro, como frutas, ovos, leite, café e, até mesmo, a clássica combinação de pão e manteiga. Basta fazer as escolhas certas para ter uma refeição equilibrada e que não prejudique a dieta.

“O café da manhã é uma refeição importante, pois é o momento em que saímos de um período de jejum. Durante o sono, nosso corpo continua trabalhando e gastando energia, mesmo que em menor quantidade e, ao acordar, damos início a outras atividades. Por isso, é importante que tenhamos um consumo energético para sustentar essas tarefas durante o dia com uma refeição com carboidratos, fibras e proteínas, que também ajudam na saciedade”, explica Matheus Motta, nutricionista do programa VigilantesdoPeso no Brasil

Uma apuração realizada pela companhia, revelou que o pão está entre os cinco alimentos mais consumidos no café da manhã por seus usuários. Frutas, como banana e mamão, também aparecem entre as favoritas para esta refeição. Elas são ótimas fontes de vitaminas e minerais e, quando combinadas com aveia, iogurte e/ou leite desnatado, se tornam uma opção ricamente nutritiva de fibras, proteínas e carboidratos.

Outra opção proteica, são os ovos que ajudam a manter a saciedade. Além disso, as preparações em que ele é utilizado como ingrediente principal (mexido ou omelete) facilitam a adição de outros alimentos como legumes e verduras, por exemplo. Para ajudar na composição de um menu diversificado, capaz de satisfazer as necessidades diárias, é interessante considerar também queijos com menos gordura, substituir o pão branco pelo integral e optar pelo leite desnatado ou com baixo teor de gordura.

Comer bem, não apenas no café da manhã, e adotar outros hábitos ​​para mudanças duradouras, ​​a longo prazo, é a chave para um estilo de vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *