Você já parou pra pensar que algumas doenças costumam atingir mais as mulheres que homens? Ao longo do tempo o corpo vai ficando mais suscetível às doenças, e a vida corrida, o estresse, as tarefas desempenhadas dentro e fora de casa podem ser fatores que contribuem para o quadro.

Fatores hormonais e ginecológicos também influenciam para para que as mulheres sejam mais acometidas. Adotar hábitos sudáveis é primoridal para garantia de bem estar, além da realização de exames períodicos para analisar como anda a saúde.

Mas quais as doenças que mais atingem as mulheres? Quais as causas e o melhor tratamento? Listamos aalgumas delas. Confira.

1. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que causa uma dor músculo-esquelética e atinge 7 vezes mais em mulheres do que homens. A principal característica é que o paciente é acometido de uma dor crônica e generalizada que vem acompanhada de fadiga, alterações de humor, sono.

É importante ter o diagnóstico correto pois a fibromialgia pode apresentar sintomas parecidos aos de outras doenças, o que pode dificultar a identificação logo no início.

O tratamento da doença é feito por meio de métodos paliativos, como exercícios físicos, fisioterapia e outros.

2. Endometriose

A endometriose ocorre quando o endométrio, tecido que recobre a parte interna do útero, vai para fora da cavidade uterina e acaba se instalando nos ovários ou peritônio.

A endometriose causa cólicas menstruais muito fortes, dor durante as relações sexuais, dor pélvica crônica e pode levar inclusive à infertilidade.

Geralmente o tratamento mais eficaz é a remoção do tecido endometrial. Esse procedimento é feito por uma laparoscopia abdominal.

3. Osteoporose

A doença é caracterizada pela falta de cálcio nos ossos, o que os torna frágeis e porosos. Apesar de ser comum em ambos os sexos, a osteoporose atinge mais mulheres acima de 60 anos de idade.

A doença pode ser tratada com um hábito de vida mais saudável, com uma alimentação rica em cálcio e a prática de exercícios físicos, além de em alguns casos ser recomendado o uso de medicamentos específicos para a patologia.

4. Infecção Urinária

A infecção urinária é causada por uma bactéria que vive no intestino. Geralmente as mulheres são mais acometidas por terem a uretra mais próxima do ânus, e por isso a recomendação sempre ao fazer xixi é passar o papel higiênico de frente para trás.

É recomendado a ingestão de bastante água, hábitos de higiene regulares, evitar o uso de roupas muito apertadas, não segurar o xixi por muito tempo. O tratamento é feito com uso de antibióticos.

5. HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmitida (DST) que infecta a pele e as mucosas, e pode provocar verrugas na pele e genitais e câncer de colo de útero, além de garganta e ânus.

Depois do diagnóstico, o tratamento consiste no uso de medicações como aplicação de cremes, e em outros casos há a necessidade da retirada da lesão através de cauterização a laser, ácidos ou radiofrequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *