A cada mês uma nova cor, uma nova campanha e com elas a esperança de alertar a todos sobre diversas doenças. No mês de fevereiro, a cor escolhida é o roxo e a campanha conscientiza sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Alzheimer, Lúpus e a Fibromialgia.

A escolha do mês e da cor pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica para essas três doenças, vai muito mais além do fator incurável que elas têm em comum. O objetivo principal da campanha não é a cura, mas levar esperança aos pacientes de que com o tratamento correto é possível ter mais qualidade de vida.

Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce da doença. A eficiência dos tratamentos é garantida caso sejam iniciados o quanto antes. Entenda mais sobre as doenças

Doença de Alzheimer

Foto: Divulgação Freepik

É uma doença causada pelo acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro que provoca perda da memória, capacidade cognitiva e demência. Atinge especialmente idosos, o que de certa forma dificulta o tratamento da doença, já que pode ser confundida com alguns sintomas da velhice.

O Alzheimer ainda não tem cura, e já é uma das doenças que mais tem diagnóstico no mundo. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), no Brasil, mais de 1 milhão e meio de habitantes foram diagnosticados com a doença, e nos próximos anos o número pode quadruplicar.

Entre os sintomas, podem ser identificados esquecimentos frequentes, confusão mental e fala descoordenada.

Lúpus

Foto: Divulgação Freepik

Também chamado de LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico), é uma doença inflamatória crônica autoimune. Foram diagnosticados dois tipos: o cutâneo e o sistêmico. Os sintomas mais comuns que podem surgir de forma progressiva ou mais rapidamente são: febre, emagrecimento, fraqueza, manchas na pele, inflamação da pleura e outros.

O lúpus pode aparecer em pessoas de qualquer sexo e idade, no entanto, as mulheres entre 20 e 45 anos são as mais acometidas. Não há números exatos no país, mas as estimativas apontam que cerca de 65.000 pessoas foram diagnosticas com a doença e a maioria são mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Fibromialgia

Foto: Divulgação Freepik

Ainda não há um diagnóstico exato sobre as causas da doença e a medicina não entende muito bem como a ela age no corpo. A principal característica é que o paciente é acometido de uma dor crônica e generalizada que vem acompanhada de fadiga, alterações de humor, sono.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2,5% das pessoas no mundo possuem fibromialgia. A doença afeta principalmente as mulheres entre 30 e 60 anos, mas também pode surgir na infância.

É importante ter o diagnóstico correto pois a fibromialgia pode apresentar sintomas parecidos aos de outras doenças, o que pode dificultar a identificação logo no início. Entre os principais sintomas da doença estão fadiga, dor muscular crônica e alteração de sono, humor e memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *