Assim como outras partes do corpo, as mulheres também se preocupam com a aparência do órgão sexual feminino. Vulva e vagina, diferente do que muitos pensam, não estão fora da lista de procedimentos estéticos a serem realizados.
A insatisfação com o formato do órgão, leva muitas mulheres a recorrerem a cirurgia íntima, especialmente a labioplastia (também conhecida como ninfoplastia e cirurgia da vagina de designer, que envolve a alteração dos lábios). Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, a procura pelo procedimento aumentou 53% entre 2013 e 2018.
Mas afinal, o que é a labioplastia?
Embora seja normal os lábios apresentarem diferentes formas, algumas mulheres preferem diminuir e dar um formato mais intimista ao órgão. Basicamente, o cirurgião irá encurtar os lábios para remover o excesso de tecido, e eliminar as zonas pigmentadas, o que pode estar incomodando a paciente seja por razões estéticas ou funcionais, já que ter lábios vaginais grandes, pode causar desconforto na hora do sexo, durante a prática de exercícios ou na hora de vestir roupas mais justas, por exemplo.
Além de diminuir o tamanho, quando necessário, também é eliminada a pele em excesso que cobre o capuz do clitóris.
Bem mais que uma questão estética, algumas mulheres que realizam o procedimento relatam que o fazem por sentirem dor durante o sexo, e também por conta de câncer ou condições pré-cancerígenas, já que parte dos lábios vaginais podem conter células cancerígenas e exigir excisões para a retirada.
A hipertrofia dos lábios vaginais está relacionada com o avanço da idade, mas pode ser desencadeada por outros fatores como:
- Alterações hormonais na adolescência;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Gestações;
- Anabolizantes.
Cirurgia
A cirurgia de Labioplastia é relativamente simples, podendo ser realizada no consultório, sob anestesia local em uma clínica ou sob anestesia geral em um hospital, e demora cerca de 1 hora. As suturas são realizadas com recurso a fio absorvível que caem após alguns dias (não é necessário remover os pontos).
O pós-operatório precisa de um certo tempo, a recomendação é de descanso de duas a três semanas, deixando a área gelada e mantendo-a sempre limpa.
Riscos
Dentre os riscos do procedimento, alguns pesquisadores afirmam que pode haver uma possível perda de sensibilidade sexual com a cirurgia. Além do aumento do risco de traumatismo na área perineal durante o parto vaginal, contudo, todos esses riscos precisam ser mais pesquisados.
Antes de realizar o procedimento estético, é indispensável a ida ao ginecologista para que ele possa avaliar e garantir que a labioplastia é o processo mais indicado para o seu caso.
CONTINUE LENDO →