Também conhecida como “doença da urina preta”, a Síndrome de Haff é uma doença causada pela ingestão de peixes contaminados por uma toxina que pode causar necrose dos músculos. A enfermidade consiste em rabdomiólise, que é a degradação do tecido muscular e libera uma proteína prejudicial no sangue, sem explicação.

A doença e os cuidados estão em evidência depois do caso de duas irmãs pernambucanas que consumiram peixe contaminado, terem sido internadas com o quadro clínico da doença.

Priscyla Andrade, de 31 anos e Flávia Andrade, 36, deram entrada no hospital dois dias após ingerir o peixe de espécie Arabaiana, também conhecido como olho de boi. A médica veterinária Priscyla Andrade morreu hoje (2), em decorrência de complicações da doença.

Priscyla Andrade. Foto: Divulgação (Redes Sociais)

Causas

A Síndrome de Haff é causada geralmente pela ingestão de crustáceos e principalmente pescados de água doce contaminados. No entanto, como esse animais se contaminam e adquirem a toxina que causa ruptura das células musculares ainda é desconhecida.

Alguns especialistas estudam a possibilidade das algas consumidas por esses pescados carregarem a substância tóxica que fica armazenada na carne do peixe, e é consumida por humanos.

Peixes como tambaqui, badejo e a arabaiana (consumido pelas irmãs pernambucanas) são espécies passíveis de desenvolver a doença.

Após ingerir o alimento contaminado, ocorre uma lesão muscular difusa que provoca a liberação de proteínas dos músculos na circulação sanguínea (rabdomiólise) e causa uma dor intensa.

Sintomas

Entre os principais sintomas da Síndrome de Haff, podemos citar:

  • Rigidez muscular extrema;
  • Dor nos músculos;
  • Falta de ar;
  • Dor torácica;
  • Dormência e perda de movimentos em algumas partes do corpo;
  • Urina escura

Um dos principais sintomas é a cor da urina, em consequência da liberação da mioglobina no corpo. A substância é tóxica para os rins e é liberada pelo próprio organismo durante a necrose muscular.

Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo dos peixes ou crustáceos contaminados.

Tratamento

A hidratação é uma das melhores formas de eliminar as toxinas no corpo. Se caso não for tratada, a doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e levar à morte.

Mas se os sintomas persistirem, procure um médico. O tratamento geralmente é feito com reposição de fluidos. Mesmo que os sintomas sumam em alguns dias, uma avaliação médica é sempre importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *