Com que idade e quais alimentos começar a inserir na alimentação de um bebê, são dúvidas comuns (especialmente) para os papais e mamães de primeira viagem. Este é um processo de muito cuidado e paciência principalmente nos dois primeiros anos da criança.

A alimentação vai impactar diretamente na saúde, bem estar e desenvolvimento do bebê, bem como influenciar os hábitos alimentares e o paladar na infância e para o resto da vida.

A introdução alimentar na rotina da criança deve começar preferencialmente depois do período de aleitamento materno exclusivo, que são os primeiros seis meses, mas requer atenção de quais alimentos a criança pode comer.

Trouxemos alguns alimentos que devem ser evitados na alimentação da criança até os dois anos de idade. Confira:

1. Chocolate

Além de ser rico em gordura, açúcar e cafeína, o chocolate também contém leite, que pode causar intoxicação no bebê se caso ele tiver intolerância à lactose ou pode apresentar alguma alergia. Depois dos dois anos, ofereça de forma moderada.

2. Refrigerantes

Grande vilão nesta fase da infância. Os refrigerantes, principalmente os de cores escuras possuem diversos compostos químicos, que provocam alterações no humor da criança, além de ter açúcar e ajudar no desenvolvimento de cáries nos dentes.

3. Macarrão instantâneo

O tempero do macarrão instantâneo é rico em sódio. Um único sachê possui quase 70% de sódio necessário para um adulto. Além disso, o macarrão também deve ser evitado, já que possui gorduras e é pobre em nutrientes.

4. Gelatina

As gelatinas contém corantes e conservantes, que podem desencadear grande parte das alergias nas crianças que estão provando outros alimentos. Especialistas orientam aos pais que os alimentos artificialmente açucarados só depois de dois anos.

5. Salgadinhos

Pobres em nutrientes, os salgadinhos industrializados são ricos em sal e gordura. O alimento também oferece riscos de obesidade, colesterol e vários problemas por conta do excesso de sódio, além de não dar nenhuma saciedade.

6. Salsicha

Os alimentos embutidos em geral e principalmente a salsicha possuem corantes e conservantes, e são considerados pouco saudáveis nas refeições,pois não têm bom valor nutricional.

7. Sucos industrializados

Os sucos em pó possuem somente cerca de 1% das polpas de frutas. Ele é composto principalmente de açúcar e corantes. A mesma dica serve para os sucos de caixinha. O ideal é oferecer sucos naturais feitos com a fruta in natura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *