Muitas pessoas se sentem motivadas a praticar esportes, seja para competir, pelo bem-estar ou apenas pela diversão. Durante as avaliações médicas, que devem preceder o início da prática esportiva, é importante dar atenção também aos olhos, consultando um oftalmologista. Além de avaliar os riscos do esporte escolhido para a saúde ocular do paciente, ele fornecerá orientações específicas para cada caso.

Quem sofre com problemas refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), e mesmo quem não possui essas manifestações oculares, costuma ter dúvidas sobre como conciliar os óculos e lentes de contato com a prática de esportes ou sobre a melhor formar de proteger os olhos durante os treinos. A oftalmologista Fábia Helena Crespo, ajuda a esclarecer algumas dessas questões:

  1. Quais são as maiores ameaças para os olhos durante a prática de esportes?
    Durante a prática de esportes, os maiores riscos para os olhos envolvem traumas oculares, sejam por pequenos objetos, como no badminton, ou trauma contuso, como em esportes de luta ou futebol, por exemplo, onde pode haver contato corporal com outro esportista. Nos esportes aquáticos, há também o risco de infecção por Acanthamoeba em praticantes que utilizam lentes de contato durante o treino.
  2. De que forma os praticantes podem se prevenir desses riscos?
    Em alguns esportes, indica-se o uso de óculos de proteção, minimizando possíveis traumas oculares. No entanto, em alguns tipos de esportes, é contraindicado o uso de óculos. No caso de esportes aquáticos, o esportista que é usuário de lentes de contato, não deve utilizá-las enquanto estiver em ambiente com água, já que há o risco de infecção grave por Acanthamoeba, mesmo com o uso de óculos de natação.
  3. Quem tem problemas refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) pode utilizar óculos ou lentes de contato normalmente na prática de esportes de contato, como futebol, basquete, boxe e artes marciais, ou há contraindicações para o uso desses dispositivos nesse tipo de esporte?
    Atualmente, os erros refrativos podem ser corrigidos com óculos ou lentes de contato. Porém, em alguns esportes, há contraindicação apenas para uso de óculos, já em outros, são contraindicados óculos e lentes de contato. Cabe ao praticante avaliar cada caso e conversar com o oftalmologista para obter as orientações específicas.
  4. Os esportes, principalmente os que envolvem movimentos bruscos, oferecem riscos para o deslocamento da retina?
    Sim. O descolamento de retina pode aparecer após movimentos bruscos, como também associado a traumas. Caso o paciente pratique esportes nos quais esteja submetido a esses riscos (como esportes de luta, por exemplo), ele precisa ser constantemente avaliado pelo oftalmologista.
  5. Quais são as primeiras medidas que um praticante de esporte deve tomar após sofrer um trauma ocular?
    Em caso de trauma ocular, o praticante deve procurar imediatamente um atendimento oftalmológico para avaliação e exames complementares específicos para diagnóstico de possíveis lesões oculares. Após o atendimento inicial, o esportista deve manter um acompanhamento oftalmológico regular, já que algumas sequelas do trauma ocular podem aparecer tardiamente.

Dra. Fábia Helena Crespo é oftalmologista do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello, em Duque de Caxias – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *