O kiwi é uma fruta de origem asiática, mais especificamente da China, e muito reconhecida pela alta concentração de fibras e vitamina C. Tem uma casca verde-escura em cima e amarronzada na parte de baixo, além de uma textura aveludada. A polpa da fruta pode ser amarela ou verde, dependendo da espécie, e tem um gosto tipicamente cítrico. Pode ser consumida in natura ou em receitas como salada, mousses e bebidas.

Apesar da popularidade nos dias de hoje, o kiwi não era produzido em larga escala até o começo do século XX. Os chineses costumavam comer o fruto colhido diretamente da natureza e só depois começaram a construir seus primeiros pomares voltados ao comércio. Segundo a nutricionista e professora, Flávia Ribeiro, esse foi o motivo pelo qual o alimento só chegou ao Brasil nos anos 70.

“O nome kiwi nem existia até sair do país de origem, sendo adotado apenas quando a fruta foi exportada para a Nova Zelândia. [Quando chegou no Brasil] foi aceito rapidamente pelos brasileiros, mas a maior parte do que é encontrado aqui ainda é trazida de outros lugares do mundo”, explica.

Assim como outras frutas cítricas, o kiwi possui alto valor nutricional de vitamina C, substância com características antioxidantes, combatendo o envelhecimento celular e aumentando a imunidade. “A presença de fibras ajuda na regulação intestinal, ajuda na digestão e promove saciedade, contribuindo, também, para pessoas que estejam realizando algum tipo de dieta”, continua Flávia. Em termos energéticos, esse alimento também possui um certo destaque, pois cada fruta carrega cerca de 50 calorias, não pesando tanto na balança.

Apesar de ser comum consumir o kiwi puro, seu sabor doce o torna um bom componente gastronômico. Flávia destaca que sua aplicação vai desde sorvetes e picolés, até bebidas e bolos. “Uma das misturas mais famosas do kiwi é o limão. A combinação adocicada e azeda das frutas acaba sendo uma integração potente em vitamina C. Para quem gosta de drinques alcoólicos, também pode ser interessante incluir o alimento nas caipirinhas. Com certeza vai dar um toque especial na sua festa”, conclui a nutricionista.

Por Mário Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *