Alguns alimentos são vilões para quem tem dor de cabeça frequentemente. A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, é uma das doenças mais comuns entre a população.

Estima-se que 76% da população feminina e 57% masculina tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. De acordo com a nutricionista funcional Camila Laranja, a alimentação é um dos fatores importantes para controlar ou evitar a cefaleia.

O que deve ser evitado

Os alimentos mais comuns a serem evitados nestes casos são os estimulantes como café, chocolate (cacau), chás com cafeína, refrigerantes, guaraná, entre outros. Além desses alimentos mais conhecidos, existem outros que podem desencadear a dor de cabeça ou até mesmo piorar os sintomas. Há alguns alimentos potencialmente mais alergênicos, como o leite e seus derivados, trigo, amendoim, castanhas, ovo, soja, entre outros. O potencial alergênico deve ser avaliado individualmente, já que muitas vezes o alimento que é desencadeador de crise para uma pessoa, não é para a outra.

Alimentos industrializados com aditivos químicos e principalmente glutamato monossódico também podem ser gatilhos para uma crise de enxaqueca. Outros fatores como estresse, TPM (Tensão Pré-menstrual), baixa ingestão de água e sono irregular também desencadeiam os sintomas.

O que deve ser consumido

  • Verduras e legumes – de preferência orgânicos;
  • Frutas em seu formato natural, de preferência orgânicas;
  • Carnes, peixes e ovos;
  • Frango de preferência orgânico;
  • Leguminosas;
  • Temperos naturais (cúrcuma, orégano, salsa, cebolinha, alecrim, etc.);

Ainda assim, caso você tenha alguma sensibilidade à algum alimento citado, você deve observar e retirar do seu consumo habitual. Cada organismo é um e deve ser enxergado dessa forma, individualmente. A melhor forma de evitar a cefaleia é fazendo a prevenção com um estilo de vida saudável e uma alimentação natural. Isso é o principal!


Camila Laranja é nutricionista funcional e é apaixonada pelo estilo de vida saudável. Formada em nutrição com pós-graduação em nutrição funcional pela VP Consultoria, atualmente cursa a segunda especialização em Fitoterapia. camilalaranja.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *