Ao contrário do que muitos pensam, eles não apresentam a mesma função. Saiba os benefícios e como usá-los corretamente.

Muitos acreditam que o sal e o sódio são semelhantes em suas características. Isso acontece pelo nome dado ao sal de cozinha ou cloreto de sódio. Mas, na realidade, os dois são diferentes. O sódio é um mineral importante para o organismo, presente na transmissão de impulso nervoso e contração muscular e é apenas um dos componentes do sal. A nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, explica as diferenças entre os dois e ressalta que indivíduos com queda de sódio (hiponatremia) apresentam sinais como: fraqueza, apatia, náusea e vômitos.

Uma das principais funções do sal é dar sabor aos alimentos. Além disso, ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células. Porém, o consumo em excesso provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água e como consequência o coração e os rins ficam sobrecarregados, causa principal da hipertensão. O sódio também é necessário para a estabilização da pressão arterial, pois faz parte do equilíbrio hidroeletrolítico, impulso nervoso e contração muscular. “O consumo excessivo pode levar a hipertensão arterial em qualquer fase da vida. Se consumido na quantidade ideal, só irá trazer benefícios, sem prejuízos”, destaca a nutricionista.

Alimentos com sódio

Alguns exemplos de alimentos que são ricos em sódio: os caldos de carnes industrializados, macarrão instantâneo, salgadinhos industrializados, queijos amarelos, e embutidos (mortadela, salame, pastrami).

Quanto consumir?

Segundo a recomendação da OMS para a população total, inclusive para idosos é de 5mg de cloreto de sódio (sal de cozinha) que representa 2g de sódio. “Porém, a população brasileira consome em média 12g/dia”, afirma a nutricionista.

Ao reduzir o sal de cozinha e sódio dietético, estamos prevenindo, principalmente, o surgimento da hipertensão arterial.  “Todos os estudos científicos são bem claros nessa relação de quanto maior o consumo de sódio maior o risco de hipertensão arterial. Sabemos que a doença hipertensiva é a principal causa de infarto e acidente vascular cerebral em homens e mulheres”, alerta Patrícia Cruz.

Trocas saudáveis: sete dicas para substituir o sódio no dia a dia

Dica 1: reduza o consumo de alimentos enlatados;

Dica 2: dê sempre preferência para alimentos frescos;

Dica 3: “para ressaltar o sabor das preparações use e abuse de ervas frescas e secas como, por exemplo, dil, alecrim, hortelã, orégano, manjericão ou manjerona”;

Dica 4: substitua o sal comum por sal light (possui menos sódio);

Dica 5: evite alimentos defumados e embutidos, pois, eles possuem uma grande quantidade de sódio;

Dica 6: evite consumir frituras, empanados e milanesas;

Dica 7: faça caldos de carne, frango e peixe em casa e congele em pequenas porções para consumir depois.


Patrícia Cruz é nutricionista comportamental, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). E especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação. Fanpage: www.facebook.com/patriciacruznutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *