A dermatologista Dra. Adriana Vilarinho, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD) revela os mitos e as verdades na relação entre chocolate e acne. “Apesar da relação entre chocolate e acne ser debatida há décadas e muitas pessoas acreditem que o chocolate pode causar espinhas, a conexão exata entre os dois não é tão direta”, afirma.
Estudos científicos não conseguiram fornecer evidências conclusivas de que o chocolate causa acne em todos os casos. “Sabemos que a acne é uma condição multifatorial que pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, hormonais, ambientais além da dieta e do consumo de doces. Mas, embora alguns estudos tenham sugerido uma associação entre o consumo de chocolate e a acne em certas pessoas, outros não encontraram nenhuma ligação significativa”, explica a médica dermatologista.
Mas, a condição pode variar de pessoa para pessoa. “Algumas pessoas podem notar que sua acne piora depois de comer chocolate, enquanto outras não experimentam esse efeito. Se você acha que o chocolate está contribuindo para suas espinhas”, exemplifica Dra. Adriana.
De todo modo, a médica afirma que é importante monitorar a dieta e avaliar se há uma correlação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne apesar desta ser é uma condição complexa e pode ser influenciada por vários fatores além da dieta. “Só um médico dermatologista poderá de fato, avaliar e orientar de maneira personalizada o tratamento da acne para cada pessoa”, finaliza.
CONTINUE LENDO →