Ela aparece todos os meses. A menstruação é uma etapa que ocorre desde o início da adolescência (para algumas pode surgir mais tarde), e marca uma fase importante da vida da menina. 

Embora seja um processo natural que acontece com as mulheres durante sua vida reprodutiva, estreitamente ligada à saúde feminina, a menstruação ainda é motivo de tabu (infelizmente) e de muitas dúvidas e mitos. 

Bom, com certeza você já deve ter ouvido coisas como: não pode lavar o cabelo quando está menstruada, nem mesmo pode andar descalça, fluxos muito intensos provocam anemia, e por aí vai. 

Para te ajudar, selecionamos alguns mitos e verdades sobre  processo tão importante. 

Dá para engravidar menstruada? 

Verdade

Mesmo sendo raro, pode acontecer. Especialmente com mulheres com ciclo menstrual curto, de 21 dias por exemplo, que podem ovular no 7º dia do ciclo. Os espermatozóides podem viver por dias no corpo da mulher, se a relação ocorrer no 5º dia, enquanto ainda houver menstruação, ele pode estar vivo quando a ovulação acontecer e fecundar o óvulo. 

Chocolate ajuda na TPM?

Verdade

Comer chocolate durante a Tensão Pré-Menstrual acalma essa ansiedade, já que possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo (serotonina). Ou seja, comê-lo traz uma sensação de prazer e conforto que ameniza esses sintomas.

Espinhas aparecem com mais frequência durante a menstruação?

Verdade

Durante a menstruação há um aumento dos níveis de progesterona e isso também eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele. Com isso, os poros acabam entupindo, o que resulta no aparecimento de acnes e espinhas.

Mulheres que vivem muito tempo juntas menstruam na mesma época?

Depende

Pesquisas iniciais na década de 1970 sugeriram que os compostos químicos do corpo chamados feromônios sincronizavam os ciclos de mulheres que viviam juntas. O que pode acontecer é que devido a ação dos  dos feromônios, substâncias que as mulheres exalam e que podem ser reconhecidas por outros organismos femininos, acabam sincronizando os hormônios do ciclo menstrual.

Fazer sexo menstruada aumenta o risco de contrair doenças? 

Verdade

Durante esse período, a abertura do colo do útero reduz a barreira contra possíveis infecções, facilitando assim a proliferação de doenças. 

Andar descalça piora a cólica?

Mito

O hormônio que causa a cólica é chamado de prostaglandina, que causa as dores quando é produzido em excesso.Embora possa parecer incômodo,   andar descalça no chão frio não piora a dor da cólica.

É preciso trocar o absorvente a cada quatro horas?

Verdade

Os absorventes externos devem ser trocados a cada quatro horas e os internos, a cada três, pois eles aumentam o calor na região íntima e podem provocar mudanças no pH vaginal, facilitando a proliferação de bactérias e fungos.

Fazer exercícios físicos menstruada alivia as cólicas?

Verdade

Fazer atividades físicas ajuda o corpo a liberar endorfina, que provoca sensação de bem-estar e age como um analgésico natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *