Mesmo sabendo todos os benefícios que o leite materno traz para a mãe e para o bebê, este é um assunto que gera dúvidas, especialmente nas mamães de primeira viagem (mas pode ocorrer com qualquer outra pessoa).

De acordo com resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, em que mais de 14 mil crianças menores de cinco anos, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, foram avaliadas, foi constatado que mais da metade (53%) das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida. Entre as menores de seis meses o índice de amamentação exclusiva é de 45,7%. Já nas menores de quatro meses, de 60%.

A amamentação protege o bebê de infecções de ouvido, pneumonia, diarréia e outras doenças da infância, além de proteger a mãe de diabetes, doenças cardíacas e até depressão pós-parto. 

Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre amamentação para você esclarecer as dúvidas sobre esse assunto.

1. É normal ter rachaduras, mamilos doloridos durante a amamentação?

Mito

Muitas mães sentem certo desconforto nos primeiros dias de amamentação, quando ainda estão aprendendo. Mas com certo apoio e posicionando o bebê da forma correta, identificando em qual posição é mais confortável, é possível evitar que os mamilos fiquem doloridos. Caso o problema continue o ideal é buscar ajuda de um profissional da área. 

2. Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento?

Verdade 

A sucção do leite direto no peito requer um esforço maior se comparado a mamadeira, por exemplo. Intercalar as formas de amamentar a criança, pode favorecer a diminuição do estímulo da produção de leite e, consequentemente, implicar na quantidade necessária que deveria ser produzida pela mãe para nutrição da criança. 

3. Algumas mulheres têm leite fraco?

Mito

No início da amamentação o primeiro leite, chamado de colostro, possui uma textura aquosa, o que pode dar a impressão de que o leite é fraco. Mas a substância é rica em anticorpos essenciais para garantir a saúde da criança.  

4. A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama?

Verdade

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), explica que a amamentação completa diminui de 3 a 4% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama devido a substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. 

5. As fórmulas atuais são quase como o leite materno?

Mito

O colostro é considerado por muitos como a primeira vacina do bebê. O leite materno é único. Mesmo com todas as qualidades, as fórmulas não oferecem os benefícios do leite materno, como o fortalecimento da imunidade, por exemplo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *