A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que afeta, em média, 80% das mulheres em algum momento da fase reprodutiva, e se aloja comumente na área genital. A candidíase provoca coceira, secreção e inflamação na região.
O aumento da quantidade de fungos e desequilíbrio da microbiota vaginal, podem estar associados ao estresse, uso em excesso de antibióticos ou corticoides, maus hábitos de higiene, sistema imunológico fraco, gravidez ou outras doenças.
✅ Siga o novo canal do Plena Mulher no WhatsApp.
Assim que os primeiros sintomas aparecerem, o recomendado é procurar um ginecologista para que o tratamento adequado seja iniciado, geralmente é feito com uso de pomadas, antifúngicos ou comprimidos.
Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre a doença, listamos alguns mitos e verdades.
1. Quem pega candidíase uma vez, está imune depois?
Mito.
A candidíase é uma doença que pode ser desencadeada por diversos fatores. Como os fungos da cândida estão presentes em nosso organismo, a doença pode surgir outras vezes.
2. Biquínis molhados ou roupas apertadas favorecem a candidíase?
Verdade.
A umidade e a temperatura são fatores que favorecem a proliferação dos fungos. Usar roupas muito apertadas ou ficar com elas molhadas no corpo por muito tempo, interferem no equilíbrio da flora vaginal, tornando o ambiente perfeito para doenças.
3. Posso tratar a candidíase sozinha?
Mito.
O tratamento para candidíase requer uma avaliação médica. A automedicação pode mascarar problemas mais sérios e agravar a situação. A candidíase é causada por diversos fatores e um especilista vai poder identificá-los.
4. O uso de antibióticos e corticoides favorece a proliferação de fungos?
Verdade.
Em alguns casos faz-se necessário o uso desses antibióticos ou corticoides, mas só quando um profissional orienta. Tomá-los de forma indiscriminada pode alterar o equilíbrio do seu sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível à doenças.
5. A candidíase é sexualmente transmissível?
Mito.
A candidíase é causada por fatores como estresse, uso de medicamentos, estilo de vida, alergias, higiene, alterações hormonais e alimentação. Não é transmitida sexualmente. No entanto, o sexo oral pode causar irritação na mucosa e, em consequência, alterar o equilíbrio imunológico no local.
6. Homens também têm candidíase?
Verdade.
O fungo Cândida está presente no organismo de qualquer pessoa. Na boca, pele, faringe, trato intestinal e até no ânus. Nas mulheres costuma aparecer na vulva e vagina e nos homens pode causar irritação, inchaço e coceira no pênis.
7. O tratamento acaba com o fungo da cândida?
Mito.
Como já dito, eles estão presentes em nosso organismo. A candidíase é a proliferação desordenada desses fungos e o tratamento procura restabelecer o equilíbrio e acabar com os sintomas da infecção.
CONTINUE LENDO →