A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que afeta, em média, 80% das mulheres em algum momento da fase reprodutiva, e se aloja comumente na área genital. A candidíase provoca coceira, secreção e inflamação na região.

O aumento da quantidade de fungos e desequilíbrio da microbiota vaginal, podem estar associados ao estresse, uso em excesso de antibióticos ou corticoides, maus hábitos de higiene, sistema imunológico fraco, gravidez ou outras doenças.

Assim que os primeiros sintomas aparecerem, o recomendado é procurar um ginecologista para que o tratamento adequado seja iniciado, geralmente é feito com uso de pomadas, antifúngicos ou comprimidos.

Caso ainda tenha algumas dúvidas sobre a doença, listamos alguns mitos e verdades.

1. Quem pega candidíase uma vez, está imune depois?

Mito.

A candidíase é uma doença que pode ser desencadeada por diversos fatores. Como os fungos da cândida estão presentes em nosso organismo, a doença pode surgir outras vezes.

2. Biquínis molhados ou roupas apertadas favorecem a candidíase?

Verdade.

A umidade e a temperatura são fatores que favorecem a proliferação dos fungos. Usar roupas muito apertadas ou ficar com elas molhadas no corpo por muito tempo, interferem no equilíbrio da flora vaginal, tornando o ambiente perfeito para doenças.

3. Posso tratar a candidíase sozinha?

Mito.

O tratamento para candidíase requer uma avaliação médica. A automedicação pode mascarar problemas mais sérios e agravar a situação. A candidíase é causada por diversos fatores e um especilista vai poder identificá-los.

4. O uso de antibióticos e corticoides favorece a proliferação de fungos?

Verdade.

Em alguns casos faz-se necessário o uso desses antibióticos ou corticoides, mas só quando um profissional orienta. Tomá-los de forma indiscriminada pode alterar o equilíbrio do seu sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível à doenças.

5. A candidíase é sexualmente transmissível?

Mito.

A candidíase é causada por fatores como estresse, uso de medicamentos, estilo de vida, alergias, higiene, alterações hormonais e alimentação. Não é transmitida sexualmente. No entanto, o sexo oral pode causar irritação na mucosa e, em consequência, alterar o equilíbrio imunológico no local.

6. Homens também têm candidíase?

Verdade.

O fungo Cândida está presente no organismo de qualquer pessoa. Na boca, pele, faringe, trato intestinal e até no ânus. Nas mulheres costuma aparecer na vulva e vagina e nos homens pode causar irritação, inchaço e coceira no pênis.

7. O tratamento acaba com o fungo da cândida?

Mito.

Como já dito, eles estão presentes em nosso organismo. A candidíase é a proliferação desordenada desses fungos e o tratamento procura restabelecer o equilíbrio e acabar com os sintomas da infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *