A gente até tenta manter a alimentação do pet equilibrada, dar para eles somente aquilo recomendado pelos veterinários, mas aí de vez em quando damos um petisco ou guloseima, e quando percebemos, aquilo já virou um hábito e o animal não quer saber de outra coisa.

Manter essa atitude é um fator de risco para o bichinho, já que uma alimentação inadequada facilita o quadro de obesidade dos pets. Quando está acima do peso, a expectativa de vida de um cão reduz cerca de 15%, o que representa menos 2 anos e 1 mês para as raças que possuem média de vida de 14 anos. 

Sem contar nos impactos negativos para a saúde do animal, que pode ter problemas no coração, fígado, articulações e demais órgãos. O sobrepeso do animal se dá em virtude de pouca atividade física e muita ingestão calórica, além de fatores como castração, alterações hormonais e idade avançada também contribuírem. 

A obesidade compromete funções vitais do animal, como o focinho, já que eles por conta do peso apresentam uma dificuldade maior para respirar, especialmente aqueles que têm um focinho achatado; O excesso de peso também pode causar mau hálito, tendo a vista a doença periodontal. As articulações podem ficar comprometidas, já que há maior dificuldade de praticar exercícios e se locomover, o que pode levar à artrose; além de problemas cardiovasculares, inflamação do fígado e tumores no estômago. 

Como evitar:

  • Reeducação alimentar – Diminuir a quantidade de alimentos, evitar petiscos e guloseimas e adotar na dieta rações especiais, que possuem fórmulas de baixa caloria e maior quantidade de proteínas e fibras;
  • Exercícios – Além da dieta, estimular o animal de estimação a se mexer é fundamental. Leve os cães para caminhar, caso sejam filhotes, assim como os gatos, inclua brinquedos interativos pela sua casa para que eles se mexam tentando pegá-los e assim queimem mais calorias;
  • Visite o veterinário: Somente um especialista pode indicar qual o peso ideal para o seu animal de estimação, de acordco com a raça dele. Por isso, leve o bichano regularmente ao veterinário e siga todas as orientações passadas para evitar ou iniciar o tratamento adequado. 
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *