De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa 8.580 cartórios de notas do país, 2021 foi o ano com o maior número de divórcios do país desde o início da série histórica, em 2007. Foram registradas 80.573 separações, número que supera o recorde anterior, que havia sido batido em 2020, com 77.509 divórcios, resultando em um crescimento de 4%.

Diante desses números e do que se vê na sociedade, há muitos casos de casais que fazem as pazes e voltam a ficar juntos. Com isso, como driblar o julgamento dos amigos que são contra o seu relacionamento?

“É uma situação bem complicada. De um lado, você tem uma pessoa que você ama e que, mesmo com as dificuldades e/ou discussões, você acredita ainda valer a pena. Do outro, amigos que você também ama e que, em sua maioria, ouviram suas queixas e confidências sobre o relacionamento que chegou ao fim, mas que agora acaba de voltar. E, por isso, é preciso que haja um espaço delimitado entre os amigos e o parceiro(a)”, disse Maicon Paiva, especialista em relacionamentos.

Será que é somente ciúmes?

“Sendo ou não ciúmes, não é legal se afastar dos amigos por ter começado a se relacionar ou por voltar com o ex. Na verdade, o que precisa mesmo é pôr limites nas relações. Ter amigos é fundamental para todo ser humano: afinal, somos seres sociais e as relações criadas ao longo da vida são fundamentais para o desenvolvimento de ligações emocionais que proporcionam sensação de pertencimento. Por isso, é importante saber manusear para não perder o vínculo com quem esteve do seu lado em muitos momentos”, continua Maicon.

Outra situação bem comum é os amigos entenderem que a sua relação não é saudável, que existe toxicidade e que você merece coisa melhor. Isso deve ser considerado até certo ponto. Há, sim, possibilidade de, por conta do amor, você não estar enxergando pontos preocupantes da relação, mas pode ser também que essas opiniões sejam oriundas de um certo “ranço” já instalado do seu parceiro, e essa análise, que é uma linha estreitíssima, só pode ser feita por você mesma.

Divulgação

Confira as dicas

01. Estabeleça limites

Busque entender que a prioridade da situação são os seus sentimentos e que os amigos não devem ter “tanto” poder de influência na sua relação. Para evitar possíveis desgastes, estabeleça alguns limites para evitar que invadam o seu relacionamento e desestabilizem a harmonia que possui com o seu parceiro(a);

02. Saiba ceder

Em toda relação — seja com o parceiro, familiares ou amigos —, é importante saber ceder. Ceder para ouvir a verdade do outro, um ponto de vista e saber uma verdade por não anular outra. O relacionamento é uma via de mão dupla e, por isso, evite tomar decisões extremistas ou precipitadas diante de alguém que, durante muito tempo, esteve junto com você;

03. Busque a autoavaliação

Diante de tantas informações ambíguas, procure desacelerar e avaliar quais são seus verdadeiros sentimentos, tanto para a pessoa a qual se relaciona quanto para os amigos. Avalie o que você deseja priorizar nesse momento da sua vida e saiba que, às vezes, algumas escolhas exigem renúncias.

04. Não se afaste completamente

Um dos comportamentos mais inaceitos é o de uma pessoa que volta a namorar e “esquece” os amigos. Tente, primeiro, organizar a situação e os seus sentimentos. Conseguindo elucidá-la, procure manter as relações as quais já mantinha antes de se relacionar. É fundamental que o casal converse e crie algumas regrinhas, como estabelecer um dia da semana para que ambos curtam seus amigos;

05. Cuidado com quem te influencia

Não existe uma regra para a situação. Existem pessoas próximas que fazem de tudo para que você se separe. As influências que recebemos precisam de cuidados e de um certo filtro. Esteja com a cabeça aberta, mas seguir a própria intuição não é um erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *