Cuidar da saúde mental leva tempo. Dependendo de cada caso, diversas sessões de psicoterapia ajudam nesse processo de autoconhecimento, que no início da jornada não corresponde a um processo linear.

No entanto, como saber se as sessões realmente estão funcionando e consequentemente trazendo benefícios?

O professor de psicanálise Ronaldo Coelho apresenta maneiras e pontos importantes de avaliar se a psicoterapia realmente está surtindo efeito.

Como julgar a real necessidade da terapia?

Sentimentos de bloqueio a si mesmo, percepção de que todos os dias não estão sendo tão produtivos como eram antes, sentimento de emoção instável, insegurança e/ou pessimismo são alguns dos sinais que a terapia pode ser uma boa alternativa para driblar isso tudo e salvar a saúde emocional.

Autoconhecimento, confiança e responsabilidade nas ações

Iniciado o processo, quando a relação com os outros começa a se fortalecer e o paciente começa a estabelecer novos relacionamentos mais facilmente e as pessoas próximas começam a responder às melhorias que observam. Outro ponto é saber lidar com as situações que normalmente incomodavam, mas que agora são facilmente encaradas. E mais: quando a pessoa aprende a aceitar que pode ser o único responsável pelo que sente é mais um sinal que de a terapia está dando certo.

Entre uma sessão e outra

Se intervalo entre as sessões são momentos que deixam tão bem quanto o momento das conversas é um sinal de que toda a terapia está sendo transportada para a rotina. É um excelente sinal, segundo Ronaldo. “Alguns dizem que é entre as sessões que a terapia realmente acontece”, fala.

Mudanças de pensamentos e de comportamentos

Se os pensamentos negativos ou destrutivos, estão dando mais lugar para os positivos e construtivos esse é um bom indicativo de que as coisas estão melhorando. Se ainda, os hábitos ruins estão ficando para trás, então, esse é um sinal positivo de que a terapia está funcionando.

Como saber a hora de parar

Terapia não tem tempo estabelecido. Pode ser curta e surtir efeito ou necessitar de mais tempo para que todas as questões sejam trabalhadas. Mas, de modo geral, é natural a sensação de força que invade quem está se sentindo pronto para encarar o mundo sem a necessidade da ajuda da psicoterapia. Já outros, podem sentir que nenhuma mudança tenha mesmo que ocorrer dentro de si para que se sinta pronto. A não mudança, nesses casos, é exatamente o ganho obtido na psicoterapia. Esse pode ser um caso em que o paciente fique com a sensação de que a terapia não está funcionando, mas a mudança mesmo nem sempre é algo que se modifique – de fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *