A partir do momento em que bate o ciúmes, você se sente insegura com alguma atitude “fora do comum”, há falta de confiança no parceiro, tem medo que outras pessoas acabem invadindo seu relacionamento, é grande a chance desses argumentos serem usados como justificativa para criar um perfil falso nas redes sociais, a fim de “vigiar” o parceiro.

Mas até que ponto isso é saudável para o relacionamento? Para o consultor de relacionamentos Rafael Lopes, tal atitude reflete a falta de confiança em si próprio e baixa autoestima. 

O especialista afirma que quando uma pessoa é extremamente ciumenta e desconfiada, essas atitudes dizem mais sobre ela, do que sobre o parceiro. Agir dessa forma, mostra que a pessoa está sempre em alerta, sempre à procura de algo suspeito, e isso reflete uma falta de confiança em si mesmo, que acaba sendo transferido para o outro.

“Para tentar lidar com esse medo de que o parceiro possa cometer traição, ou até mesmo, que outra pessoa se intrometa negativamente na relação, algumas pessoas criam perfis falsos nas redes sociais para vigiar o parceiro. Em alguns casos, essas pessoas até incitam o companheiro a coisas erradas para ‘testar’ a fidelidade”, explica.

Rafael comenta ainda que a atitude pode até parecer inofensiva ou correta para alguns, mas para ele a medida pode ser extremamente danosa, já que ninguém gosta de ser vigiado e ser colocado à prova a todo instante.

“Além disso, mesmo quando estamos em um relacionamento, precisamos manter nossa individualidade e personalidade. Existem coisas que gostamos e devemos fazer sozinhos e isso não deve mudar só porque nos comprometemos com alguém”, ressalta.

O especialista complementa: “por outro lado, a pessoa que cria perfis falsos para ‘vigiar’ o outro precisa entender que relacionamentos são para proporcionar coisas boas, caso contrário, não vale a pena. Se você desconfia de algo, acredita que o outro possa estar te traindo, a melhor solução é o diálogo. Tente conversar, mostrar seus sentimentos, sua desconfiança”, afirma.

Rafael finaliza dizendo que em casos extremos de ciúmes e desconfiança, é importante buscar ajuda de um profissional. “Ciúmes em certas doses são até normais, mas quando ele toma controle da sua vida, é hora de procurar um psicólogo e pedir ajuda”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *