Essa é uma das piores sensações da vida. Todos nós iremos sofrer uma rejeição em algum momento. Não é possível evitar esse sentimento e temos que aprender da melhor forma a conviver com ele. A rejeição costuma afetar diretamente nossa autoestima, e vai desencadeando outros gatilhos mentais atrelados.
A fantasia de que o nosso desejo pelo outro, deveria também gerar uma atração recíproca é uma das principais razões para que esse sentimento apareça. A negação do outro a quem você deu o seu melhor, desestrutura sua segurança e dificulta o reconhecimento de suas qualidades, enfatizando somente a dor da perda. No entanto, muitas vezes a questão não é pessoal.
O que não dá é pra ficar parado por conta de uma rejeição enquanto o mundo gira lá fora. Aprender a lidar com esse sentimento ajuda no processo de superação e retomada da sua vida. Confira alguns passos que poderão te ajudar neste processo.
1. Mude a perspectiva
Parece ser bem difícil, mas pare de focar somente na questão do abandono iminente. Ressignifique a situação e tente encarar também as coisas boas que você pode fazer a partir de agora. Pensar que não foi só você que perdeu, mas o outro também, pode ajudar nesse processo de esclarecimento.
2. Exercite a autoestima
Nem tudo está perdido por conta de UMA rejeição. Foi só uma pessoa, então não esqueça dos seus valores, de suas qualidades, daquilo que você é boa. Não é porque uma pessoa não enxergou isso, que as outras não possam notar também.
3. Identifique a vulnerabilidade
Depois de um tempo, fica difícil se abrir para o mundo e permitir viver novas experiências por conta do passado. Mas não devemos generalizar, pois cada caso é um caso. Viva o luto e o sofrimento que essa situação pode causar, para que assim você se liberte dessas amarras. E depois, deixe suas armas de lado e tente se abrir para outras pessoas. Você pode se surpreender.
4. Respeite a decisão do outro
Muita gente tem dificuldade para aceitar que não está sendo correspondida. Os questionamentos são muitos e é difícil assimilar o porquê da rejeição. No entanto, as escolhas e o que o outro sente, não estão na lista de coisas que podemos controlar. As pessoas mudam constantemente e aceitar que isso não cabe a você decidir, faz parte do processo.
5. Pratique o amor próprio
Esse é um exercício fundamental e diário. Analise quem você é hoje, as mudanças ao longo do tempo, aquela pessoa que já sofreu tanto e conquistou sonhos incríveis. Reconheça suas virtudes, faça uma lista do que mais gosta em você e leia isso todos os dias ao levantar. Agradeça por todo aprendizado e pelo seu crescimento pessoal, celebre toda e qualquer conquista.
CONTINUE LENDO →