A importância de objetivos vividos em conjunto para manter o equilíbrio na quarenta.

Em tempos de quarentena é importante saber alguns passos para lidar e alinhar melhor as emoções. Pensando nisso Sheik Jihad Hammadeh revela alguns pontos principais para saber equilibrar os sentimentos e ser mais controlado e produtivo neste tempo.

Neste período aparece muito tempo livre fora do usual, quebrando uma rotina frenética. Além disso, ele tem colaborado para uma vida menos materialista. “As pessoas se conscientizaram que a saúde, a solidariedade e outros valores são mais importantes do que o materialismo somente”.

Com a mudança do cotidiano, transtornos como ansiedade e depressão vêm à tona e com isso: “aconselho que evitem tudo que for negativo, como filmes, notícias, grupos de redes sociais que não te motivam ou trazem algo positivo, além disso, se apegar à meditação várias vezes por dia”.

Ainda, “é preciso pensar e falar de temas positivos, pois isso ajuda muito, assim, como sorrir, interagir com pessoas que nos contagiam positivamente, além da oração, meditação e das preces que são essenciais”.

Alguns passos principais para lidar com essa situação. “É necessário que as pessoas busquem melhorar seu comportamento, seus pensamentos, elevar-se espiritual, mental e fisicamente, pois, o equilíbrio entre esses três aspectos é que nos traz paz e felicidade”.

Os frutos do equilíbrio emocional vêm de “uma rotina produtiva que ocupe o tempo de forma construtiva. Portanto, a força da fé é de extrema importância em todos os momentos, mas, neste período é mais importante ainda”.

Diante de tantos meios para a busca da paz interior, o teólogo muçulmano brasileiro utiliza as redes sociais para realizar orações, palestras e lives, fazendo seu papel social ajudando as pessoas a manter a saúde espiritual e mental, para todo o público, sendo muçulmano ou não, sem quebrar as orientações de quarentena. “As preces em momentos de calamidade e dificuldades são essenciais para fortalecer a fé e a esperança, pois, são a base para se ter coragem, para seguir em frente e suportar os desafios e superá-los, ainda mais quando isso é feito em grupo, dá mais motivação e aproxima as pessoas, mesmo sendo de diferentes crenças, pois, a necessidade gera unidade”.


Sheik Jihad Hammadeh é Presidente do CALCEE – Centro Árabe-Latino de Cultura e Estudos Estratégicos, Presidente do ICP- Instituto Cinco Pilares, Vice-Presidente da UNI- União Nacional das Entidades Islâmicas Membro do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil. Consultor sobre Islam para vários meios de comunicação. Palestrante, debatedor e entrevistado no Brasil e exterior sobre diversos assuntos ligados a religião, cultura e à história, como também conflitos no Oriente Médio, refugiados e direitos humanos. https://jihad.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *