Quem é mãe sabe que alimentar a cria pode ser desafiador. Quando o Tom começou a comer papinha, era maravilhoso vê-lo comer. Aceitava tudo o que oferecíamos. Mãe de primeira viagem, eu seguia à risca tudo o que a pediatra orientava: sempre tinha um grão, um carboidrato, proteína e um legume ou verdura no seu prato.

Ao completar 2,6 anos, ele começou a recusar muita coisa. Parou de comer legumes e frutas que amava e só queria comer arroz, batata, grão (feijão, lentilha ou grão de bico), carne, maçã e banana.

Em todas as visitas, a pediatra me tranquilizava e sempre dizia que era uma fase. No entanto, reforçava que eu não poderia nunca deixar de oferecer. A recomendação era para voltar a oferecer o que ele havia se recusado a comer depois de duas semanas. Eu seguia à risca isso também.

Ouvindo várias mamães, eu comecei a inventar bolinhos coloridos com os legumes. Às vezes fazia bolinho de arroz, de carne ou de trigo sempre com abobrinha, cenoura e beterraba. Deu certo por um tempo.

Comecei a fazer os legumes no forno com sal, cebola e alho granulado e azeite. Novamente ele voltou a comer. Fiz, inclusive, rodelas de berinjela no estilo pizza, com queijo, tomate e orégano.

Quando ele fez três anos e pouco, os legumes passaram a ser menos frequente nos seus pratos novamente. As frutas se limitaram à maçã, banana e kiwi, para meu desespero. A pediatra de novo me tranquilizou, mas eu não me conformava.

Há dois ou três meses, o Tom passou a adorar os super-heróis. Resolvi entrar no mundo da fantasia e incluir o Batman, Superman, Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Mulher Maravilha, Thor e Pantera Negra na sua alimentação.

Voltei a colocar todos os legumes no seu prato diariamente e a falar sobre a preferência dos seus ídolos.

Vocês sabiam que a cenoura é o legume preferido do Capitão América, que também gosta de beterraba? E que o Hulk briga por um tomate? Ele sempre quer comer o tomate dos amigos, que sabendo disso sempre levam um tomate a mais para ele.

O Tom ficava maravilhado com as histórias e voltou a comer cada um dos legumes.

Claro que não decorei qual é o legume preferido de cada um dos super-heróis. Esses eu falo com frequência, por isso tenho facilidade para lembrar.

Quando coloco um legume novo no prato, ele sempre pergunta quem gosta de brócolis ou couve-flor, por exemplo. Daí eu jogo a resposta para ele:

– Você não vai adivinhar, filho!

Ele logo responde o herói que vem à cabeça e eu concordo e falo:

– É esse mesmo. Como você adivinhou?

Ele fica feliz e responde:

– É que eu sou muito esperto.

Não dá vontade de morder?

Com a ajuda dos super-heróis, o Tom comeu brócolis e espinafre pela primeira vez há duas semanas. Não é demais?

Também voltou a comer frutas que tinham ficado adormecidas no seu paladar: pera, melancia, melão, uva, entre outras.

Não sei quanto tempo essa nova fórmula de fazê-lo comer legumes, verduras e frutas vai durar, mas sei que estou amando.

Que a Liga da Justiça e os Vingadores permaneçam em nossas vidas até a adolescência!

Nem preciso falar qual será o tema de aniversário de quatro anos do Tom, não é mesmo?

Márcia Rodrigues
Márcia Rodrigues é jornalista, mãe do Thomas, que ela chama carinhosamente de Tom, e dos filhos de quatro patas Bia, Bel e Bob, o famoso BBB da região central de São Paulo. Especializada em economia, com foco, principalmente, em empreendedorismo, teve a vontade de escrever sobre comportamento depois da maternidade.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *