Iniciando com a concepção de mente e alma; onde a mente é nosso lado racional, nossas ações pensadas e premeditadas, tudo aquilo que pensamos e agimos; enquanto, a alma é o local das emoções, onde temos os pensamentos abstratos.

O conceito de espiritualidade pode ser entendido como a busca de um significado para a vida, assim como à procura de um sentido e conexões com algo maior do que si mesmo, não necessariamente ligada a uma vivência religiosa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem considerando a espiritualidade, o bem-estar espiritual como mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais, onde a espiritualidade traduz o modo de viver característico de um indivíduo que busca alcançar a plenitude.

Porém, qual o caminho a se seguir para alcançar a plenitude e assim uma transcendência, o encontro ao equilíbrio espiritual e a tão desejada sensação de bem-estar?

O bem-estar é algo contínuo, duradouro ou acaba por ser temporário e situacional? O mundo acelerado traz consequências emocionais negativas e repercussões no questionamento da própria existência. O desejar ser uma perfeição inalcançável, o desejar viver do passado querendo que tudo fosse diferente ao invés de ressignificá-lo e assim entrar em uma ansiedade quanto ao futuro e as ameaças que possam acontecer.

Acredito, por fim que o bem-estar, assim como a própria denominação nos fala bem em um estado de estar e não de ser. Precisando com muita importância vivenciar o momento presente que lhe proporcionar estar se sentindo bem.

Não é tão simples atingir esse estado de espírito; ou seja, a sua disposição emocional em uma determinada circunstância. 

Algumas dicas para exercitar a espiritualidade e a favor do estado de bem-estar.

– Leituras a respeito de espiritualidade, independentemente de religião.

– Entrar em contato com a natureza e observá-la. Senti-la, ajudará a ter uma sensação agradável e conexão com a espiritualidade.

– Técnicas de respiração e meditação, ajudam a acalmar a mente, colocando o foco de sua atenção nesse momento. Você tira da mente os pensamentos externos e um estado meditativo. 

– Cuidar do corpo. Afinal, nosso corpo é o templo da nossa alma.

– Agradecer pelas coisas que acontecem no dia, inclusive, com as coisas que não deram certo, pelos aprendizados. Isso traz um estado de calma e permite se conectar com a espiritualidade.

Não deixe para amanhã alguma ação que você pode começar agora mesmo!

Marcela Eiras Rubio
Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, Aprimoramento Profissional em Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia pelo IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e pós-graduação em Gestão de Pessoas pelo SENAC. Atuações como psicóloga hospitalar no Programa Melhor em Casa do Hospital Municipal Dr. Moyses Deustch – Mboi Mirim, HGIS (Hospital Geral de Itapecerica da Serra) e HRC (Hospital Regional de Cotia). Atualmente atua como consultora em Recursos Humanos na RHF Talentos – Unidade São Paulo.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *