Quantas vezes você parou no meio do dia para caminhar, espairecer, tomar um café? Ou ainda, quantos momentos, em seu final de semana, você reserva para você? Mesmo que seja meia hora, para simplesmente parar a mente, deixar a cabeça livre e os pensamentos fluírem?

Está certo, vamos concordar que a dinâmica de nossas vidas muitas vezes não nos permite este tipo de atitude. Para quem tem filhos pequenos e trabalha então, nossa, é um luxo conseguir. É complicado, concordamos.

Parar e simplesmente deixar fluir foi definido pelo sociólogo italiano Domenico De Masi como “ócio criativo”, e não é falta do que fazer não!

O ócio criativo é a conciliação de três coisas “o trabalho, com o qual criamos a riqueza; o estudo, com o qual criamos o aprendizado e aprendizado e adquirimos o conhecimento; e o lazer, com o qual criamos a alegria e com o qual criamos o bem-estar”. É o indivíduo de forma integral.

Quando a tempo não permite, o corpo exige

Muitas vezes nossa rotina não nos permite nem parar e nem enxergar o que está errado, é aí que o corpo nos diz fisicamente que é hora de parar.

Uma das forma do nosso corpo se pronunciar é através da elevação do hormônio do estresse, o cortisol.

Mas ele é mais do que isso. O cortisol tem uma variedade de funções, incluindo: regulação do açúcar no sangue, redução da inflamação, regulação do metabolismo, formulação da memória.

O nosso corpo fala através de vários sintomas associados ao cortisol: ganho de peso, acne, afinamento da pele, fraqueza muscular,  fadiga severa,  irritabilidade, dificuldade de concentração, pressão alta etc.

Todo mundo tem cortisol alto de vez em quando.  É parte da resposta natural do seu corpo a ameaças de dano ou perigo.  Mas ter cortisol alto por um longo período não é benéfico à saúde.

Se você não conseguir tempo para o ócio criativo de De Masi, talvez o cortisol alto possa lhe convencer. Neste caso, procure um médico, e se a solução for através do uso de medicação, saiba que além disso você deverá alterar sua rotina, fazer algo para você, exercitar-se, ler, ou simplesmente sentar e contemplar o horizonte periodicamente, para que o efeito do tratamento possa se perpetuar e curar você.

Seu chefe também tem que contribuir

Outro dia conversando com um amigo que trabalha em uma empresa mundialmente reconhecida, ele me comentou na conversa individual com seu chefe, ele foi lembrado de colocar em sua agenda um momento para fazer algo para ele. Repito: que ele colocasse na agenda!

Você é responsável por uma equipe? Está estimulando seus funcionários a terem um momento de ócio criativo?

Mas atenção, não vale estabelecer isso e ficar ligando ou mandando e-mail e esperando a resposta na hora. Se isso acontecer uma vez, por emergência, OK. Agora, se for todo dia, e você ligar ou procurar seu time quando concordou com o ócio criativo, o problema está em você. Busque você também seu momento, e desfrute dele, só assim você aprenderá a dar espaço ao outro.

E é assim, como um indivíduo integral que alia trabalho, estudo e lazer que devemos procurar seguir nosso caminho. É desafiador. Há momentos na vida em que priorizamos um ou outro, mas buscando o equilíbrio na maioria das vezes.

Vamos em frente sempre!

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *