A aromaterapia pode ser uma prática terapêutica extremamente benéfica para os idosos, proporcionando-lhes momentos de relaxamento e acolhimento, através da redução dos sintomas de estresse, ansiedade, sentimentos de solidão e alívio de dores articulares.
Daiana Petry, aromaterapeuta e fundadora do Instituto Harmonie, escreveu “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. O livro ainda ensina a gerenciarmos a ansiedade, depressão e o estresse de forma natural. Alguns óleos, como os de lavanda, alecrim, laranja-doce com lavanda e alecrim com limão possuem pesquisas e estudos que comprovam sua eficácia em tratamentos das dores, enfermidades psicológicas e psíquicas, produção de melatonina e outros benefícios. Todos estão detalhados no livro de Daiana.
“Massagens terapêuticas em regiões como pés, mãos e joelhos são particularmente eficazes para trazer benefícios emocionais, mas também para alívio de dores. Além disso, escalda-pés com óleos essenciais podem trazer uma sensação de relaxamento e bem-estar”, completa a aromaterapeuta.
Outra prática recomendada é a aromatização ambiental. Simples e prática, esta técnica pode melhorar condições como insônia e demência, promovendo um ambiente mais tranquilo e acolhedor, reduzindo a agitação e ajudando na melhora da cognição.
A seguir, Daiana Petry, baseada em sua prática clínica, compartilha algumas orientações específicas para a utilização dos óleos essenciais:
Melhorar a qualidade do sono de idosos: Pingue 2 gotas do óleo essencial de lavanda e 2 gotas do óleo essencial de laranja-doce no aromatizador ambiental. Inale por, no mínimo, 15 minutos diariamente.
Reduzir sintomas depressivos em idosos: Pingue 1 gota do óleo essencial de lavanda, 1 gota do óleo essencial de laranja-doce e 1 gota do óleo essencial de bergamota no aromatizador pessoal, ou ainda, 2 gotas de cada no aromatizador ambiental. Inale por, no mínimo, 15 minutos.
Reduzir estresse e ansiedade: pingue 1 gota do óleo essencial de lavanda, 1 gota do óleo essencial de camomila em 10ml de óleo vegetal e aplique uma massagem na região das mãos e pés. Você pode optar por fazer um escalda-pés, adicionando 1 gota de cada óleo essencial, em uma colher de sopa de álcool ou sabonete líquido neutro, e misturando em uma bacia com água morna.
Reduzir as dores nas articulações: pingue 1 gota do óleo essencial de gengibre, 1 gota do óleo essencial de alecrim e 1 gota do óleo essencial de laranja doce em 10ml de óleo vegetal ou creme neutro e aplique nas regiões afetadas.
Melhorar a memória em idosos com alzheimer e demência: pingue 2 gotas do óleo essencial de limão tahiti ou siciliano e 2 gotas do óleo essencial de alecrim no difusor ambiental durante o dia. Inale por, no mínimo, 15 minutos. À noite, utilize 2 gotas do óleo essencial de laranja doce e 2 gotas do óleo essencial de lavanda no aromatizador ambiental.
O termo Aromaterapia foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.
CONTINUE LENDO →