A busca por bem-estar e felicidade é uma jornada constante na vida de todos. Enfrentar desafios cotidianos e encontrar maneiras de se sentir bem consigo mesmo pode ser uma tarefa gratificante. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em onze países, muitas pessoas têm lidado com momentos de desânimo e incerteza. No Brasil, assim como em outros lugares, as preocupações com saúde mental são comuns.

Para a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC de SP, sentir-se bem tem sido um desafio para muitas pessoas. “As frustrações comprometeram até mesmo a autoestima, já que muitas pessoas não conseguem realizar os projetos que tinham planejado. Aumentos nos casos de depressão e ansiedade se deram também por conta das mudanças drásticas na rotina, além de todo o medo e incerteza que vieram junto. As pessoas estão com as emoções à flor da pele, o que prejudica o equilíbrio e contribui para a baixa autoestima”, explica.

De acordo com o fotógrafo Alberto Martinez, que busca fotografar a beleza natural das pessoas, a estética começou a ser ainda mais uma forma das pessoas cuidarem de si e estimularem a autoestima. “As pessoas estão muito pra baixo, muito pra baixo devido a acontecimentos da vida e muitas vezes relacionamento que tiveram. O que eu vejo são relatos de pessoas falando o como isso afeta a vida delas, como isso afeta a imagem delas e como isso afeta o pensamento delas e isso deixa a pessoa com uma crença limitante sobre si própria”, entende.

Pensando em quem busca alternativas para melhorar o bem-estar físico e mental durante a pandemia, os especialistas listaram algumas dicas. Confira:

1. Faça terapia: a falta de autoestima pode ser uma ponte para quadros de ansiedade, medos, fobias e até para depressão. “Procurar um profissional pode ser necessário e ajuda no sentido de fazer com que o paciente entre no processo de autoconhecimento, trazendo mais segurança e autonomia para sua vida. Além disso, contribui no controle das emoções, fortalecendo a autoconfiança e auto aceitação. Existem abordagens e técnicas bastante eficazes que podem ser a chave para a melhora do bem-estar emocional da pessoa”, explica Vanessa Gebrim.

2. Reserve tempo para cuidar de si: existem diferentes formas de se cuidar e se sentir bem consigo mesmo. “É essencial trazer de volta um pouquinho de luz para sí mesmo, poder irradiar isso que a pessoa tem dentro dela que é olhar para si próprio e se enxergar da maneira que o mundo vê e não aquela maneira que ela colocou na cabeça que ela é”, orienta Alberto.

3. Comemore as pequenas conquistas: para algumas pessoas se tornou mais difícil conquistar coisas que antes seriam fáceis. Comemorar essas conquistas se tornou um fator essencial para a saúde mental. “Quando celebramos algo que fizemos e deu certo, ativamos sentimentos bons dentro de nós, sentimentos de recompensa. Nossa mente registra isso para sempre, ajudando-nos a nos sentir mais capazes diante de novos desafios e contribuindo para que sejamos mais confiantes e plenos”, complementa a psicóloga.

4. Experimente diferentes estilos: Ao experimentar diferentes estilos e temas em ensaios fotográficos, você pode descobrir novas facetas de si mesmo. “Explorar diversas abordagens na fotografia pode ser libertador, permitindo que você se conecte com diferentes partes da sua identidade”, aponta Martinez.

5. Se olhe e se entenda: é importante entender que tudo o que a pessoa fizer que, de alguma forma, contribua para que ela se orgulhe de si, a ajudará a fortalecer sua autoestima. “Quando a pessoa está focada em seus aspectos negativos, a insegurança certamente estará presente em sua rotina e relacionamentos. Dentro do processo de autoconhecimento, a pessoa aprende a gerenciar suas emoções e desenvolve sentimentos positivos sobre si e sobre o mundo. É importante entender que tudo o que a pessoa fizer e que de alguma forma contribuir para que ela se orgulhe de si contribuirá para fortalecer a autoestima em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo”, conclui a psicóloga Vanessa Gebrim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *