Um novo ano começou! Passamos por um período de revisão dos planos do ano que acabou para entender as metas atingidas. E agora é hora de traçar novos desafios para os próximos 365 dias que temos pela frente. São muitas opções: comer melhor, ir para a academia, seguir os conselhos da nutricionista e por aí vai. Incluir nessa lista atitudes mais sustentáveis no que se refere à alimentação, que vão contribuir não apenas com a saúde física e financeira, mas também com o Planeta, estão se tornando cada vez mais necessário.

Para ajudar nessa reflexão e na adoção de novas atitudes, principalmente quando o assunto é cuidar da alimentação, a nutricionista Natália Oliveira, preparou algumas dicas para incrementar os planos de vida para 2023. Confira:

1)   Compras conscientes e criatividade na preparação

Na hora de fazer compras no supermercado ou nas feiras livres, planejamento é fundamental para evitar o desperdício de comida. Com pequenas atitudes é possível, na hora de comprar, fazer escolhas conscientes, armazenar e preparar os alimentos, contribuindo assim com a redução da geração de resíduos. Fazer uma lista e se manter fiel a ela é muito importante. Aumentar a frequência de idas às compras também ajuda a evitar que itens acabem estragando na geladeira ou no armário.

Outra dica é usar a criatividade na hora de pensar e elaborar as refeições. Um grande passo para reduzir desperdício e economizar é preparar receitas usando partes de vegetais, legumes e frutas, bem higienizados, que normalmente descartamos como cascas, talos, folhas e sementes, para fazer patês saudáveis, farofa, sopas, até vitaminas e sucos e muito mais. Até aquela parte que não pode ser consumida tem destino: pode ser usada como adubo em vasos e hortas domésticas. O mesmo vale com as sobras, que podem se tornar deliciosos risotos, sopas e molhos, e pães “amanhecidos” se transformam em farinha ou toradas, sendo ótimas formas de aproveitar aquilo que está na geladeira e não deixar estragar.

E não podemos esquecer que pequenas porções também estão entre os segredos para ser mais sustentável. Começar com uma quantidade menor no prato ajuda a não sobrar comida – algumas vezes, servimos mais do que conseguimos comer. Por isso, montar o prato de forma consciente é muito importante para combater o desperdício. Não importa se você está em casa ou no restaurante, melhor repetir do que desperdiçar.

2)   Levar para casa os chamados “alimentos feios”

Não escolha pela aparência. Legumes e frutas imperfeitos também podem ser consumidos e são nutritivos, e a escolha por eles é muito importante para diminuir perdas e reduzir o desperdício. Uma cenoura ou um pepino torto, uma maçã menos vistosa, um mamão com amassadinho, por exemplo, estão aptos para o consumo e não sofrem alterações na sua qualidade em função da aparência. Comprar alimentos orgânicos também é um ótimo investimento para a saúde e para o meio ambiente.

3)   Congelar os alimentos

Para evitar a perda de alimentos in natura, como frutas, legumes e vegetais, ou mesmo se você quer otimizar e ter mais praticidade no dia a dia, uma dica é fazer um corte em rodelas ou cubos de legumes e frutas e congelar em saquinhos. Assim, além do alimento durar mais, já estará pré-preparado para consumo. As frutas podem ser utilizadas em sucos ou vitaminas, enquanto os legumes e vegetais podem ser cozidos ou refogados.

4)   Conhecer os alimentos

Tão importante quanto aproveitar integralmente os alimentos, é conhecer aquilo que comemos e o potencial dos ingrediente da nossa alimentação. Cada um tem uma função em nosso organismo, seja para aumentar o metabolismo ou fornecer energia, desempenhadas de acordo com os nutrientes que ingerimos, ou melhor, com o alimento que escolhemos consumir.

Quem busca mais sustentabilidade precisa entender que pequenas atitudes são as que mais contam. E o consumo consciente materializa boa parte delas. “As dicas acima são um pedaço disso, uma vez que nos ajudam a entender que comprar aquilo que é suficiente para o dia a dia, aproveitar os alimentos em sua totalidade, levar para as refeições os alimentos ‘feios’, reduzir o desperdício, nos colocam em uma espiral do bem, que permite que olhemos para nossa saúde e para a do Planeta de forma diferente, produtiva e cuidadosa. Consumir com consciência contribui para uma vida e um mundo melhor”, encerra a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *