Não é só prevenção, é também promoção de saúde. É mudar hábitos da vida cotidiana de maneira sustentável em prol da saúde física e mental. Assim é a Medicina do Estilo de Vida, que nasceu em Harvard, nos Estados Unidos, no ano de 2004. Construída em seis pilares – Nutrição, Atividade Física, Estresse, Sono, Tóxicos e Relacionamentos – a Medicina do Estilo de Vida, além de promover a saúde, é uma forte aliada na redução das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

“Se três dos seis pilares da Medicina do Estilo de Vida forem colocados em prática (Tóxicos, Nutrição e Atividade Física), estima-se que cerca 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos, diabetes tipo 2 e mais de um terço dos casos de câncer podem ser prevenidos”, conta a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.

Pilares da Medicina do Estilo de Vida

Atividade Física – Praticar no mínimo 30 minutos de atividade física por dia já resulta em mudanças na saúde e qualidade de vida.

Alimentação – Dê preferência para os alimentos in natura como vegetais e frutas. Evite alimentos industrializados.

Sono – Já ouviu falar em higiene do sono? Ler um livro, escutar uma música mais calma ou até mesmo meditar pode garantir uma qualidade melhor no nosso sono de cada dia e melhorar os episódios de insônia.

Não dormir direito pode acarretar diversos prejuízos à saúde como transtornos de concentração, disfunções imunológicas e até mesmo o surgimento de doenças crônicas.

Tóxicos – Embora sejam drogas legalizadas, o álcool e o tabaco podem causar doenças bem graves, como o câncer. Portanto, o recomendável é não fumar e moderar o uso de bebidas alcoólicas.

Estresse – Depressão, obesidade, disfunção de imunidade e ansiedade são doenças relacionadas ao estresse.  A Medicina do Estilo de Vida entra ajudar o paciente a lidar com as questões que desencadeiam esses quadros. A atividade física é uma ótima escolha para minimizar esses efeitos.

Relacionamento – Relações saudáveis e constantes fazem bem para a saúde mental e física e pode contribuir para a prevenção dos quadros de depressão.

“A base da Medicina do Estilo de Vida é a relação de confiança entre o médico e o paciente em busca da transformação dos hábitos de vida e, consequentemente do estilo de viver. As informações recebidas pelo paciente o tornam capaz de tomar as rédeas da sua vida e, muitas vezes, além de prevenir doenças, fazer com que elas diminuam ou até mesmo desapareçam”, conta Dra. Lorena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *