Todos sabem que a Lua é capaz de provocar diversas alterações, desde provocar mudanças nas marés, agricultores que baseiam seu plantio nas mudanças do satélite, até mesmo ao crescimento capilar, fertilidade e influência no parto dos bebês. Mas sabia que a Lua também pode alterar a qualidade do sono?

O sono é responsável por diversas mudanças fisiológicas. É durante a noite que tudo que foi aprendido é armazenado e o metabolismo é renovado, além de diminuir o nível de estresse e outros benefícios. Uma noite mal dormida, ou um sono fragmentado, por outro lado, é prejudicial para a saúde.

A Lua pode afetar o sono?

Estudos de como a Lua pode afetar o reino animal são bastante conhecidos. Mas, de acordo com a Sleep Foundation, o ciclo lunar pode afetar o sono, sendo a Lua Cheia a que mais afeta diretamente.

Pesquisas apontam que, durante a Lua Cheia, demora-se pelo menos 25 minutos a mais que o normal para dormir. Enquanto na Lua Nova ocorre uma diminuição de 30% na atividade cerebral durante o sono REM, a fase mais profunda do sono.

Cientistas teorizam três hipóteses do porque a lua afetar tanto o sono:

  • O reflexo da luz solar que, apesar de ser relativamente baixo (apenas 7% da luz do sol é refletida na lua), é o bastante para desregular a concentração de melatonina, o hormônio do sono que ajuda o corpo a sincronizar seu funcionamento dia e noite, e varia conforme a luminosidade;
  • Seu eletromagnetismo que, durante a lua cheia especialmente, sofre uma carga negativa, que por sua vez influencia o campo eletromagnético da Terra, causando pequenas irritações como dores de cabeça, por exemplo;
  • A gravidade lunar, que causa flutuações nas marés, também causa irregularidades no corpo humano, que é, em sua maioria, composto por água. 
Foto: Divulgação Freepik

Outras curiosidades sobre os efeitos da Lua no sono

Relação com doenças mentais

Embora não haja evidências, muitos pesquisadores trabalham com a hipótese das fases lunares provocarem profunda influência em pessoas com distúrbios mentais, e muitos desses distúrbios são ligados ao sono.

Não à toa, a palavra “lunático” é uma variação de Luna, a deusa romana da Lua.

A lua afeta mais o sono dos homens ou das mulheres?

Muitos debatem se a Lua possui influência no ciclo menstrual e na fertilidade, mas quanto à influência das fases lunares no sono da mulher, um estudo sueco mostrou que as mulheres dormiram 12 minutos a menos na Lua Crescente, em comparação à Lua Minguante.

O mesmo estudo também foi realizado nos homens, que dormiram em média 20 minutos a menos na fase crescente, em relação às outras fases. No mesmo período da Lua, também foi possível observar uma queda de 3,4% em relação à eficiência do sono, que é a relação entre o tempo que a pessoa ficou na cama e o que ela realmente dormiu.

Efeito da Lua em crianças

Já nas crianças, um estudo mostrou que seu sono diminui em cinco minutos durante a Lua Cheia, em comparação com uma noite de sono na Lua Nova. Porém, isso não se mostrou relevante para a saúde infantil. 

Dicas para dormir melhor

Muitos estudos sobre os efeitos da Lua no sono ainda estão em debate, há muito que se discutir sobre o tema. Mas, independente da fase lunar, existem práticas que podem melhorar a qualidade do sono, como:

  • Não se alimente com comidas gordurosas e pesadas próximo da hora de dormir;
  • Escureça o quarto ao máximo e seja um colchão de solteiro ou um colchão de casal, que ele seja confortável;
  • Evite luzes de TV’s e celular;
  • Crie uma rotina para dormir;
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *