Viagens. Para muitos é uma coisa que está bem distante de acontecer tendo em conta a situação que ainda estamos vivendo após mais de um ano desde o início da pandemia da Covid-19 e suas variantes, que tem preocupado diversos países, em especial o Brasil.
Contudo, algumas pessoas ainda conseguem viajar, seja a trabalho, alguma emergência que surja, ou quem sabe, ir a um lugar que permita a entrada de turistas (vacinados hein?!).
E na hora de embarcar, seja uma viagem longa ou bem rapidinha, existem muitas regras, principalmente quanto aos objetos que podem ser levados na bagagem de mão ou mala. É preciso estar atento às regras para não passar por nenhum imprevisto.
Segundo a ANAC, há itens que geram bastante confusões sobre poder ou não poder levar na bagagem de mão. Separamos alguns itens que você deve evitar levar na mala de mão.
1. Armas
Armas de fogo; Armas de pressão; Armas de choque elétrico ou químicas (réplicas ou de brinquedo); Estilingue; Ácidos ou neutralizantes
2. Produtos químicos, tóxicos ou perigosos
Substâncias como cloro e alvejantes líquidos, mercúrio; ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, repelentes de animais em aerossóis, são proibidas.
3. Objetos cortantes ou pontiagudos
Picadores de gelo; Estiletes; Navalhas; Facas; Equipamentos de artes marciais; Tesouras; Canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6cm
4. Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis
Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares; Dinamite, pólvora, pós metálicos e similares; Eerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico; Fotos de artifício; Cartuchos geradores de fumaça; Líquidos inflamáveis; Repelentes de animais em aerossóis.
Além disso: