O ano de 2023 chegou e, com ele, novos sonhos, o famoso planejamento e as metas a serem cumpridas durante os 365 dias que se seguem. Ao mesmo tempo, vem à tona na mente das pessoas que querem mudar de emprego ou que estão infelizes em seu trabalho atual.

Pensando nessas e outras questões conflituosas na mente da pessoa que deseja mudar, profissionais e mentores como o especialista em Desenvolvimento Pessoal e Carreira, Kaio Machado, a terapeuta integrativa, farmacêutica e coach, Ketila Kirmse, a empresária e terapeuta Sistêmica, Adriana Santágueda, e a fotógrafa e mentora de mulheres, Kamila Botton, se uniram para dar dicas para esse profissional que deseja ser bem sucedido e iniciar um processo de autoconhecimento e mudança. 

Autoconhecimento

Para Kaio Machado, o autoconhecimento é a ferramenta primordial para que as pessoas busquem um resultado profissional satisfatório. “Podemos imaginar que talvez o problema não seja com as empresas em si, e sim o fato das pessoas não saberem, de fato, o que querem para sua vida”. 

Partindo dessa premissa, Kaio afirma que o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para a descoberta da verdadeira essência, identidade e propósito de vida, pilares que são essenciais para uma carreira bem sucedida. “Entendendo que carreira tem a ver com a nossa missão pessoal, que é algo que exercemos no mundo através dos nossos dons e talentos colocados em prática, vemos que a superficialidade que tratamos muitas vezes a escolha da nossa profissão é onde se encontra o verdadeiro erro”, conclui Kaio. 

Faça as pazes com suas crenças

Já a empresária e Terapeuta Sistêmica, Adriana Santágueda, pontua que existem crenças culturais passadas de geração em geração que travam o sucesso, apenas por ir de encontro à ancestralidade de cada indivíduo. “Exemplo disso, é quando no passado a família viveu traumas com um automóvel. Ao sonhar com aquela super máquina, se esforçar para conquistá-la, alguma coisa acontece e o sonho é adiado”, explica Santágueda.

Segundo Adriana, a pessoa herda crenças, medos e traumas ancestrais, e a dica é resolver as questões e se desprender para seguir sua própria história, livre. No entanto, os dons e talentos também são herdados e estes devem ser honrados. “Não se iluda com a história de que eles – os pais e avós- já se foram e não tem nada a ver com você. 

Isto é apenas uma negação de seu inconsciente que ama e honra, mesmo sem você saber. Os ancestrais vivem em você através de seu DNA, e nesta memória genética, você reage de acordo com o que está programado. O DNA traz emoções e sensações, traz os comportamentos e hábitos de todos que vieram antes de você, e tudo isto vibra no momento que é acionado”. Então, a dica de Adriana para um Planejamento Sistêmico de sucesso, é aproveitar os dons e talentos, adequando isto à sua empresa e à sua vida. Honrando e agradecendo seus ancestrais tudo que eles viveram para aprimorar seus talentos.

Mas ela alerta ainda que, quando um planejamento não se realiza, está relacionado a imprevistos, falta de estratégia, falta de recursos, mudança de metas e sonhos. “Tome consciência que você é o ancestral de seus descendentes, e que hoje você está fazendo os movimentos que eles fizeram muito antes de você e agradeça cada um por seus conhecimentos e talentos”. 

Fatores biológicos a seu favor

No mercado de trabalho, as mulheres ainda recebem menos que o homem e ainda sofrem discriminação por determinados fatores biológicos. A terapeuta integrativa e coach feminina, Ketila Kirmse, explica que, por muitos anos, as mulheres sofreram com oscilações e dores provenientes das fases do ciclo menstrual em suas rotinas pessoais, profissionais e sociais que o influenciavam negativamente em seu desenvolvimento no mercado de trabalho. 

“No entanto, o autoconhecimento transforma o que era negativo, em um mapa comportamental que lhes permite fazer um planejamento excepcional para suas semanas, meses e ano. Uma vez que, ao saber identificar cada fase de seu próprio ciclo, a mulher se torna capaz de se organizar utilizando os hormônios a seu favor: o período pré-menstrual, por exemplo, que até então costumava ser um período desafiador passa a ser excelente para análises, balanços e conclusão de tarefas”. 

Dessa maneira, a especialista conclui que as interações – sejam com a equipe, clientes, fornecedores, amigos ou familiares – se tornam mais fluidas e, caso alguma ação seja necessária em um momento menos propício, é possível criar estratégias para que não aconteça intercorrências, maiores desafios ou perda de produtividade. 

Para quem trabalha em Home-Office

aquele profissional que decidiu trabalhar Home-Office e busca um resultado satisfatório no seu trabalho? Bom, para essa pessoa, a especialista em Neuro Feng Shui, Doutora Maraísa Faria, explica que esse profissional terá que se adaptar ao espaço de casa.
“A onda do home office ou liberdade geográfica chegou para ficar, ao mesmo tempo, trabalhar nesses ambientes pode ser desafiador. Obter conhecimento sobre como o ambiente pode facilitar e estimular seu foco e produtividade pode ser o que você precisa, aliado às neurociências e comportamento humano é a grande virada de chave”. 

Para a especialista, inicialmente, a casa não é um local preparado para receber um escritório ou uma mesa de trabalho. “Mas algumas vezes acabamos encontrando um cantinho ou uma parede onde a mesa se encaixa como uma luva. E, muitas vezes, este local é de frente para uma parede, e trabalhar olhando para uma parede não é ideal”. 

Maraísa explica que as paredes representam obstáculos, e quando se trabalha olhando para um obstáculo as chances de avançar, crescer, encontrar saída para um problema, desenvolver, são menores.  “O ideal é que no seu campo de visão exista um espaço aberto, como uma janela ou até mesmo a visualização do ambiente. É incrível a diferença, faça o teste!” 

A especialista conclui sua tese afirmando que, quando se fala de comportamento e percepção cerebral, o ideal é mostrar ao cérebro que é hora ou momento de trabalhar, ligar o computador, vestindo pijama, por exemplo, uma vez que é difícil para ele -o cérebro- perceber, de imediato, que é momento de ter foco em algo.  “Rituais como tomar banho, trocar de roupa são essenciais para perceber que é hora de trabalhar. Com essas informações, tenho certeza que vai aumentar sua produtividade e assim alcançar o planejamento pensado para 2023”. 

Inteligência Emocional

Outro fator bastante importante para quem planeja mudar ou se manter trabalhando obtendo resultados satisfatórios, é a inteligência emocional que, para a fotógrafa e mentora de relacionamento e comunicação com pessoas, Kamila Botton, é a maior riqueza do homem.  

Botton afirma que existe uma busca incessante por ser livre, liberdade financeira, geográfica e de tempo e, por vezes, as pessoas vêm sucumbindo em busca desses processos.  “O que elas não entenderam, é que o seu alvará de libertação está no aperfeiçoamento da sua relação intrapessoal e sua inteligência em gerir suas emoções. Primeiro passo a ser dado, é buscar lapidar o teu relacionamento intrapessoal. Entender que todas as suas emoções são válidas e reais, só que é preciso usar a emoção certa, pelo tempo certo e na intensidade certa. Isso irá transformar o teu dia a dia, trazendo equilíbrio nas relações interpessoais”. 

Outra questão levantada pela Mentora, é o medo, o que ela acredita ser uma das emoções válidas e mais nocivas que acompanha o ser humano. “Pois bem, se parássemos para observar a intensidade dessa emoção entenderíamos que ele só é realmente paralisante quando, nós ou alguém que amamos, corre risco de vida, pois em outras circunstâncias, é possível vencê-lo e compreender que ele está sendo excessivo. 

Kamila conclui que a tarefa de cada pessoa, como adultos, é buscar ter paciência com cada processo que se vive e compreender cada momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *