Mesmo diante da pandemia, diversas empresas já existentes no mercado ou que surgiram em decorrência da situação atual estão recrutando novos funcionários, por meio de entrevistas de emprego onlines. 

O processo de recrutamento e seleção é um grande desafio tanto para o recrutador, quanto para os candidatos. Mesmo que realizadas de forma online, o profissionalismo e o diferencial devem ser fatores que influenciam na decisão no fim do processo seletivo. 

A entrevista online requer algumas diferenças se comparadas às presenciais. Não somente pelo formato ou ambiente, mas também pelos efeitos psicológicos que podem acabar influenciando o comportamento dos candidatos. 

Por isso, se preparar da melhor forma para um processo seletivo é essencial, já que essa fase é sempre uma fase de nervosismo e desafiadora. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa situação. 

1. Pesquise sobre a empresa

Antes de qualquer coisa, faça uma busca sobre a empresa na qual está se candidatando a uma vaga. Busque todas as informações possíveis e entenda qual sua diretriz e cultura organizacional. 

2. Defina quais equipamentos usar

É um celular, notebook ou tablet que vai usar durante a entrevista? É importante decidir previamente qual dispositivo eletrônico será usado e qual o melhor deles para essa entrevista

3. Faça testes

Antes de ir finalmente para a entrevista, verifique se a luminosidade é agradável, se o computador está devidamente carregado, se sua conexão está boa e testar se áudio, vídeo e conexão estão funcionando, entre outros detalhes para evitar imprevistos.

4. Escolha o local

Defina o local mais ventilado, iluminado e confortável para a entrevista, o cenário deve ser sóbrio, sem muitas distrações, evitando que possa ocorrer de você ter que mudar de local durante a entrevista de emprego. 

5. Visual

A imagem pesa muito na hora da entrevista, por isso, não é só porque está em casa que deve aparecer de qualquer jeito. Se caso a empresa for mais formal, vista-se de acordo; se apresenta uma política mais despojada, pode pegar um pouco mais leve, mas é sempre importante estar apresentável. 

6. “Venda seu peixe”

Depois de tudo pronto, é hora de iniciar a entrevista.  Fale sobre suas competências, seus principais resultados, suas experiências de forma calma e tranquila, para que o recrutador sinta confiança em você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *